DA PULSÃO DO REALISMO AO MITO ADAPTADO
UMA CONCEPÇÃO REALISTA DO CINEMA DE MITOS DE PIER PAOLO PASOLINI E LARS VON TRIER
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.66760Resumen
O presente artigo toma como ponto de partida o realismo cinematográfico proposto por André Bazin (1991) para se refletir a respeito das fissuras encontradas nas adaptações de figuras mitológicas como Jesus Cristo e Medeia, realizadas pelo italiano Pier Paolo Pasolini e pelo dinamarquês Lars von Trier. Nesse sentido, Il Vangelo Secondo Matteo (Pasolini, 1964), Medea (Pasolini, 1969) e Medea (Trier, 1988) são os filmes escolhidos como colaterais ao pensamento de Bazin e Kracauer (2009). A discussão objetiva se baseia em uma série de aproximações e levantamentos entre a teoria e os filmes mencionados. Além de Bazin e Kracauer, estudos como os de Aumont e Marie (2003), Durand (1999), Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013), Figueira (2000), entre outros, formam o corpo metodológico do artigo, uma vez que as brechas discutidas ao longo da nossa exposição, por vezes, não permitem reconhecer suas extremidades facilmente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à Policromias os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.