DA PULSÃO DO REALISMO AO MITO ADAPTADO

UMA CONCEPÇÃO REALISTA DO CINEMA DE MITOS DE PIER PAOLO PASOLINI E LARS VON TRIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.66760

Resumo

O presente artigo toma como ponto de partida o realismo cinematográfico proposto por André Bazin (1991) para se refletir a respeito das fissuras encontradas nas adaptações de figuras mitológicas como Jesus Cristo e Medeia, realizadas pelo italiano Pier Paolo Pasolini e pelo dinamarquês Lars von Trier. Nesse sentido, Il Vangelo Secondo Matteo (Pasolini, 1964), Medea (Pasolini, 1969) e Medea (Trier, 1988) são os filmes escolhidos como colaterais ao pensamento de Bazin e Kracauer (2009). A discussão objetiva se baseia em uma série de aproximações e levantamentos entre a teoria e os filmes mencionados. Além de Bazin e Kracauer, estudos como os de Aumont e Marie (2003), Durand (1999), Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013), Figueira (2000), entre outros, formam o corpo metodológico do artigo, uma vez que as brechas discutidas ao longo da nossa exposição, por vezes, não permitem reconhecer suas extremidades facilmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Carlos de Castro , Universidade Estadual do Paraná

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV – Unespar / FAP); Membro do Grupo de Pesquisa Eikos (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq); Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).

Renan da Silva Dalago, Universidade Federal de Goias

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UniCesumar e licenciatura em Letras - Português/espanhol e Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em Literatura, pelo PPGLetras da UEMS. Atualmente, é Doutorando em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Altamir Botoso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho, UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Estudos Literários.

Downloads

Publicado

2025-09-26

Edição

Seção

Artigos