A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE PARA CIGANOS EM VERBETES DICIONARÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.34246

Palavras-chave:

Discurso. Identidade. Ciganos. Dicionários.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o verbete cigano em dicionários dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI com vistas a compreender como a identidade para ciganos foi construída no Brasil de forma a engendrar o anticiganismo na memória discursiva dos não-ciganos. Para tanto, este trabalho sustenta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso francesa, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault (2010) e de Jean-Jacques Courtine (2009), para analisar a emergência dos enunciados e a produção de seus efeitos de sentido em meio às continuidades e descontinuidades do processo histórico.

Biografia do Autor

Marilene Gomes de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

estre em Linguística (PROLING) pela Universidade Federal da Paraíba (Linha: Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico). Especialista em Língua Portuguesa UFCG/CFP 2016. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG- Centro de Formação de Professores. Possui experiência como professora na área de linguagem, códigos e suas tecnologias. É membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE/UFPB). Tem interesse nos temas Aquisição da Linguagem, Aquisição da linguagem X Culturas Ciganas,Interação adulto-criança, Atenção Conjunta, Multimodalidade, Relação Gesto X Cultura, Alfabetização e Letramento. Atualmente é aluna regular na Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba no nível de Doutorado.

Amanda Braga, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos (com bolsa CAPES), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (com bolsa FAPESP) e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências - GEDIR (UFPB/ UFU/ UNILA/ USP/ UNICEP), além de integrante do Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar). Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso francesa, mais particularmente aquela orientada pelos trabalhos de Michel Foucault e de Jean-Jacques Courtine. É autora de diversos artigos e capítulos de livros, bem como do livro “História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas” (EdUFSCar, 2015).

Laís Cavalcante Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Especialista em LIBRAS pela FACEN (2017). Mestre em Linguística pelo PROLING-UFPB (2018). Doutoranda em Linguística pelo PROLING-UFPB. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, expressão facial, negação, gestos e interacionismo.

Ana Beatriz Albuquerque Aragão Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já foi professora-bolsista do programa Inglês sem Fronteiras e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o projeto “A Licenciatura, o Ensino Básico e a Formação de Professores”. Tem experiência em escola de idiomas no ensino de língua inglesa para crianças, adolescentes e adultos de níveis variados, ensino fundamental bilíngue, ensino de inglês para alunos cegos e atuou como FLTA na Spelman College (Atlanta, GA) ensinando português pelo programa Fulbright. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (Proling) da UFPB.

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Publicado

2020-04-30

Edição

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Artigos