VIDEOGAMES E VIOLÊNCIA: UM ANTIGO (MAS PERSISTENTE) DEBATE

Autores

  • Everton Garcia da Costa Depto. de Sociologia da UFRGS
  • Laryssa dos Santos Waltter IFCH/UFRGS
  • Leonardo de Oliveira Gonçalves
  • Nicolas Boldt

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.60858

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Violência, Agressividade, Pânico moral

Resumo

A associação entre jogos eletrônicos e violência acompanha o desenvolvimento da indústria de games desde o seu nascimento, intensificando-se a partir da década de 1990 e começo dos anos 2000, quando os jogos se tornaram mais realistas. Esse debate foi influenciado por uma tradição de pânico moral, que há mais de cem anos baseia-se em acusar obras artísticas de promoverem comportamentos imorais e criminosos na sociedade. À luz desse debate, este artigo tem por objetivo principal desenvolver uma reflexão social acerca da suposta relação entre videogames e aumento da violência. Corroborando pesquisas mais recentes e equilibradas, defende-se o argumento de que o comportamento humano é influenciado por um conjunto amplo de fatores de natureza complexa, de modo que não se pode estabelecer uma relação de causalidade direta entre jogos eletrônicos e o aumento da violência.

Biografia do Autor

Everton Garcia da Costa, Depto. de Sociologia da UFRGS

Sociólogo. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da UFRGS. Coordenador do GamePesq - Grupo de Pesquisas sobre Games, Cultura e Sociedade.

Laryssa dos Santos Waltter, IFCH/UFRGS


Estudante de graduação do curso de Ciências Sociais da UFRGS. Concluiu (2021) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Clássica. Integrante do do GamePesq - Grupo de Pesquisas sobre Games, Cultura e Sociedade.

Leonardo de Oliveira Gonçalves


Possui graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Integrante do do GamePesq - Grupo de Pesquisas sobre Games, Cultura e Sociedade.

Nicolas Boldt


Estudante de graduação do curso de Ciências Sociais da UFRGS. Integrante do do GamePesq - Grupo de Pesquisas sobre Games, Cultura e Sociedade.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos