Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

TIPOS DE MANUSCRITOS A SEREM SUBMETIDOS:

Artigo Original: artigo com resultados de estudos descritivos (exceto Relatos de casos, que está em outra categoria) e analíticos. Este tipo de artigo deve ser de apresentação abrangente e trazer contribuição cientifica relevante.

Artigo de Revisão: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de interesse clínico como revisões sistemáticas e não-sistemáticas e metanálises, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Relatos de casos: artigos que descrevem casos de pacientes com doenças raras ou intervenções pouco frequentes ou inovadoras.

Resenha: resumo crítico de artigos científicos e de protocolos nacionais e internacionais.

Relatos de experiência: artigo que trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional relatada de forma estruturada e reflexiva cujo objetivo é de compartilhar o conhecimento.

Cartas ao Editor: correspondência dirigida ao jornal Puericultura e Pediatria tratando de assuntos referentes a material publicado em números anteriores.

Ponto de Vista: tópicos selecionados que expressem controvérsias, experiências pessoais ou reflexões sobre temas pediátricos atuais.
 
Editorial: a convite dos editores abordando algum tópico específico da revista.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Todos os trabalhos enviados para submissão no jornal Puericultura e Pediatria passam por processo de peer review, ou seja, revisão por pares. Após avaliação da assistente editorial quanto às normas requeridas para submissão de trabalhos, o manuscrito é encaminhado para o Editor Chefe, que o encaminhará para o Editor Associado pertinente. O Editor Associado enviará para dois revisores. Os revisores são pares especialistas na área de conhecimento referente ao artigo submetido e são cegos quanto à autoria do trabalho. Os revisores podem recomendar aceitação sem modificações, devolução aos autores com as sugestões de modificações ou recusa do artigo.  Após receber o parecer de dois revisores, os editores associados podem aceitar ou modificar a recomendação e em seguida devolvem o artigo para o Editor Chefe. O editor Chefe toma sua decisão e a comunica aos autores. O processo de revisão se repetirá caso haja recomendação de alterações no artigo.

 

PERIODICIDADE

O jornal Puericultura e Pediatria tem periodicidade semestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

SUBMISSÕES ON LINE EXCLUSIVAMENTE

Todo o processo de submissão deverá ser realizado on-line através do portal de revistas da UFRJ: https://revistas.ufrj.br/

 

DIRETRIZES/ INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

A apresentação de um manuscrito implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente; que não esteja sob consideração para publicação em nenhum outro lugar; que sua publicação tenha sido aprovada por todos os autores. O editor não será considerado legalmente responsável por incorreções na elaboração do estudo e não pode ser alvo de pedidos de indenização.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word
    3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
    4. O texto em espaço duplo; fonte Times New Roman de 12-pontos; emprego do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes/ Instruções para os Autores, na página Sobre a Revista.

 

IDIOMA DE SUBMISSÃO

Português ou inglês, sendo que é obrigatório o Resumo em português e em inglês.

 

NORMAS ESPECÍFICAS PARA CADA TIPO DE MANUSCRITO

Artigo Original

Máximo de 3.000 palavras, excluindo tabelas e referências. Deverão constar os seguintes tópicos: Resumo estruturado/Abstract (máximo de 300 palavras), Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. O número de referências não deve exceder de 30. O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar de quatro.

Artigo de Revisão     

Limite de 6.000 palavras, excluindo referências e tabelas. Não obedece a um esquema rígido de seções.

Relatos de casos

Máximo de 1.500 palavras, excluindo referências e tabelas. O texto deve seguir o formato: introdução breve que situa o leitor quanto à importância e os objetivos do artigo; relato resumido do caso; e comentários que discutam aspectos relevantes e comparem o relato com outros descritos na literatura. O número máximo de referências é de 15. Não incluir mais de duas figuras ou tabelas. O resumo não precisa ser estruturado.

Relatos de Experiência

Máximo de 2.000 palavras, excluindo referências e tabelas. O texto deve seguir o formato: introdução com o marco teórico para a experiência, objetivos da vivência, desenvolvimento [metodologia(s) aplicada(s), resultados e discussão] e desfecho/conclusão. O número de referências não deve exceder de 20. O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar de dois.

Resenha

Escolha do artigo: os autores da resenha deverão escolher artigos publicados em revista de alto impacto há, no máximo, 1 ano. O artigo escolhido deve ser indicado no início do manuscrito sob o título “Source”. O texto deve ser composto por um resumo do artigo seguido de discussão dos achados em comparação com a literatura internacional e experiência pessoal do autor. O texto deve ter entre 750 e 850 palavras, excluindo página de rosto e referências. Número de referências: até 10.

Cartas ao Editor

Máximo de 1000 (mil) palavras e 6 (seis) referências.
 
Ponto de Vista

Máximo de 1000 palavras e 6 referências.

 

FORMATAÇÃO DE TEXTO

Os trabalhos devem ser apresentados utilizando-se o editor de texto Word for Windows.

Recomendações gerais:

  1. Use espaço duplo e uma fonte habitual, simples (por exemplo, 12 pontos Times New Roman) para o texto;
  2. Use a função de numeração de página automática para numerar as páginas;
  3. Use tabulações ou outros comandos para travessões, não a barra de espaço;
  4. Use a função de tabela, não planilhas, para fazer tabelas;
  5. Use o editor de equações ou Math Type para equações;
  6. Salve o arquivo no formato docx (Word2007 ou superior) ou no formato dos (versões mais antiga do Word);
  7. Abreviações devem ser definidas na primeira menção e usadas de forma consistente depois;
  8. Agradecimentos: reconhecimentos de pessoas, subvenções, fundos, etc. devem ser colocados em uma seção separada ao final do texto. Os nomes de organizações de financiamento devem ser escritos por extenso.

PERMISSÕES

Os autores que desejarem incluir figuras, tabelas, ou passagens de texto que já tenham sido publicados em outros lugares devem obter a permissão do proprietário dos direitos autorais e apresentar as provas de que tal permissão foi concedida. Qualquer material recebido sem essa prova será considerado original e os autores serão cobrados por isto.

QUESTÕES ÉTICAS

Para artigos originais, anexar uma cópia da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizada a pesquisa. O jornal Científico do IPPMG “Puericultura e Pediatria” adota a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, que aprovou as “Novas Diretrizes e Normas Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos” (DOU 1996 Out 16; no201, seção 1:21082-21085). Somente serão aceitos os trabalhos elaborados de acordo com estas normas.

 

Para relato de casos também é necessário enviar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e, se houver possibilidade de identificação do paciente, enviar cópia do consentimento do responsável para a divulgação científica do caso clínico.

 

Para revisões de literatura, editoriais, relatos de experiência e resenhas não há necessidade dessa aprovação.

 

As revisões sistemáticas precisam estar registradas na plataforma PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Review), no site: https://www.crd.york. ac.uk/prospero/. O número do registro deve ser incluído no resumo, na seção de Metodologia (fontes de dados).

LISTA DE REFERÊNCIAS E CITAÇÕES NO TEXTO

A lista de referências deve incluir apenas obras que são citadas no texto e que tenham sido publicadas ou aceitas para publicação. A lista de referências deve ser feita de acordo com o sistema de citações em sequência. As citações das referências no texto devem ser numeradas; numeração única e consecutiva, indicadas por número da referência citada em expoente. Ao final, inserir as referências de acordo com o sistema Vancouver.

TABELAS

Todas as tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos. As tabelas devem ser sempre citadas no texto em ordem numérica consecutiva. Para cada tabela, fornecer uma legenda da tabela (título) explicando os componentes da mesma.

Notas de rodapé de tabelas devem ser indicadas por letras minúsculas e sobrescritas (ou asteriscos para valores de significância e outros dados estatísticos) e incluídos sob o corpo da tabela.

 SUBMISSÃO ELETRÔNICA DE FIGURAS

Fornecer todas as figuras eletronicamente. Indique qual programa gráfico foi usado para criar a arte.

Para gráficos vetoriais, o formato preferido é o JPEG ou TIFF.

Nomeie seus arquivos de figura com "Fig".

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores devem indicar se têm ou não algum conflito de interesse, por exemplo: relação financeira com a empresa/grupo que financiou o estudo. Esta nota deve ser incluída em uma seção separada antes da lista de referências.

Se nenhum conflito existe, os autores devem indicar: os autores declaram não haver conflito de interesses.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Editorial

A convite dos editores abordando algum tópico específico da revista.

Carta ao Editor

Correspondência dirigida ao jornal Puericultura e Pediatria tratando de assuntos referentes a material publicado em números anteriores.

Artigo Original

Artigo com resultados de estudos descritivos (exceto Relatos de casos, que está em outra categoria) e analíticos. Este tipo de artigo deve ser de apresentação abrangente e trazer contribuição cientifica relevante.

Artigo de revisão

Avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de interesse clínico como revisões sistemáticas e não-sistemáticas e metanálises, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Relato de Caso

Artigos que descrevem casos de pacientes com doenças raras ou intervenções pouco frequentes ou inovadoras.

Relato de Experiência

Artigo que trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional relatada de forma estruturada e reflexiva cujo objetivo é de compartilhar o conhecimento.

Ponto de Vista

Tópicos selecionados que expressem controvérsias, experiências pessoais ou reflexões sobre temas pediátricos atuais.

Resenhas

Resumo crítico de artigos científicos e de protocolos nacionais e internacionais.

Suplemento

Anais de eventos. Aceite de acordo com o corpo editorial. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.