Consumo alimentar de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade atendidas em um hospital universitário no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.64176/ippmg.v4n1.003Resumo
Objetivo: Avaliar o consumo alimentar de crianças e adolescentes com TDAH atendidos em um Hospital Universitário na cidade do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo transversal, onde foram elegíveis crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos e com diagnóstico de TDAH, atendidas entre março e setembro de 2021. Foram excluídos os participantes que se recusaram a fazer o Recordatório Alimentar 24h; em uso de medicações com efeito no ganho de peso; com associação de outros diagnósticos que pudessem enviesar a amostra e com síndromes disabsortivas. A avaliação do consumo alimentar foi realizada por meio do recordatório 24h (R24h), de acordo com o método 5-Step Multiple-Pass. Dados sociodemográficos, do acompanhamento clínico e medidas antropométricas também foram coletados. Variáveis contínuas foram descritas por mediana e intervalo interquartil, e categóricas expressas em percentuais. Utilizou-se o teste Mann-Whitney para amostras independentes para comparar a mediana de consumo de acordo com idade, sexo e tempo de diagnóstico. Foi adotado como nível de significância estatística um valor de p menor ou igual a 5% (p < 0,05). Resultados: A amostra foi composta de 40 pacientes, sendo 77,5% (n=29) do sexo masculino com mediana de idade de 13,1 (11,3-15,8) anos. A frequência do excesso de peso foi de 42,5% (n=17), sendo 25% (n=10) da amostra com obesidade. Encontrou-se nesse estudo um consumo abaixo da recomendação da Dietary Reference Intake para fibras, potássio, vitaminas A, D, E , C, B6 e cálcio. Além disso, foi observado um consumo maior de ácidos graxos trans pelas crianças de menor idade (p=0,031) e um maior consumo de açúcar de adição pelo sexo masculino (p=0,021). Conclusão: Os achados deste estudo reforçam a possível inadequação do consumo alimentar nessa população, indicando a necessidade de um acompanhamento nutricional precoce para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Puericultura e Pediatria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.