Aquilomba FiloMove:

O processo de re(criar) a tradição na trajetória da Mestra Maria de Tie e a Comunidade Quilombola de Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55282

Palavras-chave:

Dança, Estudos Afrolatinoamericanos, Quilombo, Filosofias do corpo, Pesquisa audiovisual.

Resumo

Neste recorte de investigação, apresentamos aspectos da pesquisa audiovisual Aquilomba FiloMove: O processo de re(criar) a tradição na trajetória da Mestra Maria de Tie e a Comunidade Quilombola de Souza realizada como pesquisa-ação colaborativa pelo Grupo de Pesquisa FiloMove: Filosofias, Artes e Estéticas da América Latina em 2018, em conjunto com Maria de Tie e a Comunidade Quilombola de Souza, na Chapada de Araripe, Município de Porteiras, no sul do Ceará. O coco, dança entrelaçada, toque do pandeiro e canto, mostra técnicas corporais, células rítmicas e estratégias composicionais que fizeram parte do processo de reconstrução das manifestações afrodescendentes, produzindo espaços de identificação e reconhecimento para o grupo. Orientamos a pesquisa-ação para o resgate crítico-reflexivo do patrimônio cultural material e imaterial afro latino americano.

 

Biografia do Autor

Natacha Muriel López Gallucci, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes ICA) da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado em Artes - Profartes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui Doutorado em Filosofia (IFCH, UNICAMP, 2008); Doutorado em Multimeios (IA, UNICAMP, 2014) e Mestrado em Filosofia. (IFCH, UNICAMP, 2003). Especialização em Estudos Afrolatinoamericanos pelo Afro-Latin American Research Institute Harvard University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Filomove Filosofias, Artes e Estética da América Latina (UFAL) Contato: http://www.natachalopezgallucci.com e www.linktr.ee/filomove

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões

Como Citar

MURIEL LÓPEZ GALLUCCI, Natacha. Aquilomba FiloMove: : O processo de re(criar) a tradição na trajetória da Mestra Maria de Tie e a Comunidade Quilombola de Souza. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 54–84, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55282. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55282. Acesso em: 13 jul. 2024.