O Estágio na educação básica

desafios e descobertas da experiência da docência em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n6.66469

Palavras-chave:

estágio em dança, escola, educação básica

Resumo

O presente texto trata-se de uma reflexão acerca da experiência de estágio em dança desenvolvido em uma escola municipal de educação básica da cidade de Pelotas/RS. As discussões baseiam-se a partir da docência em dança, considerando as escritas dos estudantes do nono ano das séries finais do Ensino Fundamental, que vivenciaram a prática de dança dentro do componente curricular de Artes. Em formato de cartas, a turma expressou suas percepções sobre as aulas, expectativas e experiências durante o período do estágio em dança. A análise de conteúdo foi utilizada para interpretar as mensagens das cartas. A partir dessa análise, as discussões são apresentadas em duas grandes categorias: as expectativas em relação às aulas e a ampliação da compreensão sobre o que pode ser considerado dança. Na primeira categoria, destaca-se a falta de expectativas em relação à linguagem artística da dança, evidenciando a necessidade de uma maior inserção da dança na educação básica. Além disso, a percepção da dança como mera reprodução de coreografias ou associada a um determinado gênero também foi observada no contexto do estágio. Na segunda categoria, ressaltamos o campo de estágio como um espaço crucial para a inserção da dança no ambiente escolar e como ele pode contribuir para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o que a dança pode representar.

Biografia do Autor

Flávia Marchi Nascimento, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS, Brasil.

Professora do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua principalmente nos estágios supervisionados em Dança. Coordena o projeto de extensão Dançar A2 Pelotas, que promove o ensino das danças de salão e a integração entre a universidade e a comunidade. É graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel), possui especialização em Pesquisa em Educação Física e mestrado na mesma área, com projetos focados em dança. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel.

Francine Sampaio de Souza, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do Projeto Unificado com Ênfase em Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis. Monitora voluntária do Projeto Unificado Dançar A2 da UFPEL. Bolsista no projeto de pesquisa Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPEL (01/08/2022 - 10/07/2023).

Mariana Martins da Pia, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do Projeto Unificado com Ênfase em Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis. Atuou como monitora voluntária no projeto Dançar A2 da UFPEL (06/05/2023 - 01/10/2023).

Referências

ALLEMAND, Débora Souto; CORRÊA, Josiane Franken. (Org.) Dança na escola: pedagogias possíveis de sôras para profês. São Leopoldo: Oikos, 2021.

BARBOSA, Lúcia Maciel de Faria. Dança na escola: possibilidades e desafios. São Paulo: Cortez, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa (Po): Editora Edições 70; 2011.

BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6° do art. 26 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/educacao/pt-br/assuntos/BNCC. Acesso em: 29 dez. 2024.

CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto; JESUS, Thiago Silva de Amorin. As danças na educação básica: nas festas escolares e para além delas. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022. DOI: 10.36025/arj. v9i2.28817. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28817. Acesso em: 29 dez. 2024.

CORRÊA, Josiane Franken; DA SILVA, Carolina Pinto; NASCIMENTO, Flávia Marchi; DA SILVA, Janete Rodrigues. VAGAS E NOMEAÇÕES PARA A ÁREA DA DANÇA EM PELOTAS RS. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 48, n. 48, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v48i48.927. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/927. Acesso em: 14 ago. 2024.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

JOROSKY, Narda Helena. Dança educativa no ambiente escolar a luz da proposta de Rudolf Laban. Revista Hórus, v. 4 n. 1. 2010.

JOSSO, Marie. Experiência de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, p. 408, 2014.

MOMMENSHON, Maria & PETRELLA, Paulo. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; MARCHI NASCIMENTO, Flávia; DORNELLES CHAGAS, Jean; IRACET, Filipe. A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 59, n. 59, p. e1421, 2024. DOI: 10.19179/rdf.v59i59.1421. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1421. Acesso em: 10 ago. 2024.

SCARPATO, Marta Thiago. Dança Educativa: Um Fato Em Escolas De São Paulo.Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2001.

VALLE, Flavia Pilla do; ZANCAN, Rubiane Falkenberg – Dança na Escola... Para Quê? Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 1, e123696, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660123696vs01. Acesso em: 20 jun. 2024.

ZANELLA, Andrisa Kemel; LESSA, Helena Thofehrn; CORRÊA, Josiane Gisela Franken. O estágio no Curso de Dança: reflexões sobre docência, formação e conhecimento em dança. In: OLIVEIRA, A. C. M.; SOUZA, C. M. (orgs.). O estágio no Curso de Dança: reflexões sobre docência, formação e conhecimento em dança. Curitiba: Appris, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, Flávia Marchi; SOUZA, Francine Sampaio de; PIA, Mariana Martins da. O Estágio na educação básica : desafios e descobertas da experiência da docência em dança. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 6, p. e030606, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n6.66469. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/66469. Acesso em: 21 jan. 2025.