O Estágio na educação básica
desafios e descobertas da experiência da docência em dança
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n6.66469Palavras-chave:
estágio em dança, escola, educação básicaResumo
O presente texto trata-se de uma reflexão acerca da experiência de estágio em dança desenvolvido em uma escola municipal de educação básica da cidade de Pelotas/RS. As discussões baseiam-se a partir da docência em dança, considerando as escritas dos estudantes do nono ano das séries finais do Ensino Fundamental, que vivenciaram a prática de dança dentro do componente curricular de Artes. Em formato de cartas, a turma expressou suas percepções sobre as aulas, expectativas e experiências durante o período do estágio em dança. A análise de conteúdo foi utilizada para interpretar as mensagens das cartas. A partir dessa análise, as discussões são apresentadas em duas grandes categorias: as expectativas em relação às aulas e a ampliação da compreensão sobre o que pode ser considerado dança. Na primeira categoria, destaca-se a falta de expectativas em relação à linguagem artística da dança, evidenciando a necessidade de uma maior inserção da dança na educação básica. Além disso, a percepção da dança como mera reprodução de coreografias ou associada a um determinado gênero também foi observada no contexto do estágio. Na segunda categoria, ressaltamos o campo de estágio como um espaço crucial para a inserção da dança no ambiente escolar e como ele pode contribuir para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o que a dança pode representar.
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