Manifesto para corpos desmedidos:
reflexões acerca de repertórios pessoais dramatúrgicos em dança-teatro com adolescentes
Resumo
O presente artigo parte da investigação acerca do método de improvisação em dança-teatro com adolescentes e de suas criações de repertórios pessoais para composição cênica em sala de trabalho. A pesquisa se deu dois campos: o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Florianópolis e a Carona Escola de Teatro – Blumenau. A intenção foi praticar currículos ainda pouco debatidos na educação, no que diz respeito ao fazer teatral intimamente ligado à dança e à fase da adolescência a partir de práticas corporais que intencionam ativar a percepção, inventividade e afetos, para a identificação de um repertório pessoal dramatúrgico dos adolescentes participantes da pesquisa. Através das linguagens do teatro e da dança, esta pesquisa uniu a improvisação, por meio da composição em tempo real e a bricolagem, e a pedagogia radical. O texto tem como base uma escrita em forma de manifesto – um manifesto dos corpos desmedidos na fase da adolescência.
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Referências
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