Chamada de trabalhos para dossiê temático e depoimentos
2025-02-12
PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO E DEPOIMENTOS PARA O V. 36 N. 1 (2025): 16 DE MAIO DE 2025
Chamada de trabalhos – Dossiê temático
O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música anunciam a chamada de trabalhos para o dossiê temático LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia de seu v. 36, n. 1 (2025), com curadoria dos editores convidados Orlando Scarpa Neto, Pesquisador de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e Docente do Departamento de Composição da Escola de Música, e Rodrigo Cicchelli, Professor Titular do Departamento de Composição da Escola de Música, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e Coordenador do Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da UFRJ. A chamada para o dossiê temático é dirigida a pesquisadores, docentes e discentes de Pós-Graduação das áreas de música e afins.
Dossiê temático LaMuT 30 anos: Relações entre Criação Musical e Tecnologia
Fundado em 1995 por Marisa Resende e Rodolfo Caesar, o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da Escola de Música da UFRJ completa 30 anos em 2025. Ao longo dessas três décadas, o laboratório tem sido um espaço central para pesquisas e produções no campo da música eletroacústica e áreas afins. No entanto, as relações entre música e tecnologia mudaram significativamente nesse período. Tecnologias que antes eram restritas a gêneros experimentais da música eletrônica e eletroacústica passaram a ser amplamente empregadas no audiovisual e na música popular, deixando o nicho especializado para se tornarem parte do cotidiano sonoro contemporâneo. Diante desse cenário, esta chamada convida à reflexão sobre as diversas interseções entre criação musical e tecnologia nos últimos 30 anos. O dossiê temático propõe portanto os seguintes tópicos preferenciais (mas não exclusivos):
– Agenda da tecnologia musical no Brasil: passado e presente
– Análise e discussão de obras ligadas ao Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT)
– Arqueologias eletroacústicas
– Criação musical em tempos de inteligência artificial
– Criação musical como metodologia de pesquisa
– Eletroacústica como sensibilidade de escuta
– Estúdios universitários de tecnologia musical e seu impacto na pesquisa contemporânea em música e em sonologia
– Interseções entre criação musical e arte sonora
– Música eletroacústica brasileira
– Música eletroacústica e suas tecnologias como instrumento de transformação social
– Música, tecnologia e o espírito “faça-você-mesmo”
– Relações entre música e tecnologia no Sul Global
As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas (não serão aceitas versões ou ampliações de trabalhos publicados anteriormente), e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da Revista Brasileira de Música, com submissão através da plataforma OJS da revista. O prazo para submissão de trabalhos para este dossiê temático encerra-se em 12 de abril de 2025.
Chamada de trabalhos – Depoimentos
Adicionalmente, a chamada contempla uma seção dedicada à história do Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) da UFRJ, visando reunir relatos de ex-alunos e colaboradores sobre como sua experiência no laboratório impactou suas trajetórias artísticas e acadêmicas. As contribuições, na forma de textos de 250 a 500 palavras, em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas, e as submissões encaminhada à seção “homenagem” da Revista Brasileira de Música através da plataforma OJS da revista. O prazo para submissão de depoimentos encerra-se em 12 de abril de 2025.
FÁBIO ADOUR
JOÃO VIDAL
Editores-chefes da Revista Brasileira de Música