Chamada de trabalhos para dossiê temático e fluxo contínuo

2020-03-31

Chamada de trabalhos – Dossiê temático e fluxo contínuo

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música anunciam chamada de trabalhos para o v. 33, n. 1 (2020) da revista, nas modalidades: 1) dossiê temático “Som e Música no Audiovisual” (com curadoria do Grupo de Pesquisa “Ritmo, Corpo e Som” do PPGM-UFRJ); e 2) fluxo contínuo.

A chamada é dirigida a pesquisadores, docentes e discentes de Pós-Graduação das áreas de música e afins, e para o dossiê temático também das áreas de cinema e comunicação. As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas, e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da Revista Brasileira de Música. O prazo para submissão encerra-se em 31 de março de 2020, após o que submissões na modalidade fluxo contínuo serão consideradas para o volume seguinte da publicação.


Sobre a revista

Fundada em 1934, a Revista Brasileira de Música foi o primeiro periódico acadêmico-científico de música do Brasil. Tem como missão fomentar a produção e disseminação do conhecimento científico e artístico no campo da música, em diálogo com áreas afins, através da publicação de artigos completos, entrevistas, resenhas, partituras e informes. Apresenta pesquisas originais, refletindo o estado atual de conhecimento na área, atendendo a um espectro diversificado de leitores, de pesquisadores de música e músicos a educadores, historiadores, antropólogos, sociólogos e estudiosos da cultura.

Publicação do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Revista Brasileira de Música publica textos em português, inglês e espanhol. Em versão eletrônica de acesso gratuito, com periodicidade semestral, de circulação nacional e internacional, a revista está indexada nas bases RILM Abstracts of Music Literature e The Music Index-EBSCO. Em avaliação provisória do Qualis Periódicos (2018-2019), a Revista Brasileira de Música foi classificada no estrato B1. A partir de 2020, identificadores DOI serão atribuídos a todos os trabalhos aceitos para publicação.


Dossiê temático “Som e Música no Audiovisual

O tema do som e da música no audiovisual firma-se gradualmente não apenas na grande área da comunicação, onde está colocada a pesquisa acadêmica do cinema no Brasil, mas também no âmbito da pesquisa musical, particularmente na área da sonologia. Visando fomentar o desenvolvimento de um campo de investigação recente e desafiador (por sua natureza eminentemente interdisciplinar), a Revista Brasileira de Música convida pesquisadores do país e do exterior a submeter artigos completos para publicação no dossiê temático “Som e Música no Audiovisual” de seu v. 33, n. 1 (2020), dirigido pelos editores convidados Rodolfo Caesar e Luíza Alvim, respectivamente líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Ritmo, Corpo e Som” do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Levando em consideração a experiência acumulada nas quatro edições da “Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA)”, projeto desenvolvido por Luíza Alvim no âmbito do referido Grupo de Pesquisa entre 2016 e 2019, o dossiê temático propõe os seguintes tópicos preferenciais (mas não exclusivos):

– Teoria e estética do som e da música no audiovisual

– Aspectos históricos do som e da música no audiovisual

– Tecnologia e uso do som e da música no audiovisual

– Música, som e educação

– Som e música no cinema de ficção

– Som e música no documentário

– Musicais no cinema e no audiovisual 

– Videoclipe

– Som e música em produtos televisivos, no videogame e na videoarte  

– Som e imagem; arte sonora

– Direitos autorais para música no campo audiovisual

As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas, e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da Revista Brasileira de Música, com submissão através da plataforma OJS da revista. O prazo para submissão de trabalhos para este dossiê temático encerra-se em 31 de março de 2020.


Fluxo contínuo

Além das contribuições recebidas no âmbito de seus dossiês temático semestrais, a Revista Brasileira de Música recebe e avalia trabalhos enviados para publicação no sistema de fluxo contínuo. Em consonância com o foco e escopo da revista, são aceitas submissões que contribuam para a sua missão de fomentar a produção e disseminação do conhecimento científico e artístico no âmbito da música, em diálogo com áreas afins, preferencialmente nos campos da musicologia histórica, etnomusicologia, educação musical e processos criativos (composição, análise musical e práticas interpretativas).

As contribuições, na forma de artigos completos em português, inglês ou espanhol, devem ser originais e inéditas, e adequar-se às diretrizes para autores e condições para submissão da Revista Brasileira de Música, com submissão através da plataforma OJS da revista. Submissões para esta modalidade recebidas após 31 de março de 2020 serão consideradas para o volume seguinte da publicação.


JOÃO VICENTE VIDAL

PAUXY GENTIL-NUNES

Editores-chefes da Revista Brasileira de Música