Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o pan-americanismo musical (1939-1947)

Autores

  • Pedro Aragão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v31i2.26278

Palavras-chave:

Pan-americanismo, etnomusicologia, folclore, relações culturais, Luiz Heitor Correa de Azevedo

Resumo

Este artigo procura redimensionar o papel de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo como intelectual pioneiro na etnomusicologia brasileira, com ênfase em seu papel como articulador entre instituições e musicólogos norte-americanos entre os anos de 1939 e 1947. Reconhecido como um dos mais importantes musicólogos brasileiros no século XX, Luiz Heitor Corrêa de Azevedo é frequentemente lembrado por sua relevância internacional como Secretário da Seção de Música da UNESCO em Paris, cargo que exerceu de 1947 a 1965. No presente trabalho procuro apresentar uma dimensão pouco lembrada do trabalho do musicólogo: seu papel ativo como intelectual ligado ao então chamado campo do “folclore musical brasileiro”, com destaque para o alto grau de internacionalização que logrou obter através de convênios e trocas acadêmicas com intelectuais e instituições norte-americanas, tais como Charles Seeger, Alan Lomax, Carleton Sprague Smith e a Biblioteca do Congresso, financiadora de suas viagens etnográficas na década de 1940.

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Publicado

2018-12-30