Havana no repertório nueva trova de Gerardo Alfonso
Resumo
A identidade de cidades, como Havana, estão ligadas a processos históricos, incorporadas em narrativas de pessoas e recriadas através das práticas cotidianas da vida cultural. A música pode ser usada por intérpretes para reinventar seus arredores, colocando em circulação novas projeções da experiência. Os lugares construídos através da música podem ser influenciados por estilos musicais do exterior; frequentemente eles criam ou reforçam fronteiras sociais de vários tipos e enfatizam maneiras alternativas de conceber si mesmo e o outro. Muitas destas tendências são evidentes na obra do trovador cubano Gerardo Alfonso. Um artista afro-cubano, Alfonso usa música como meio de comentar sobre a vida em Havana, apresentando constantemente referências musicais e textuais exclusivas para esse local. Liricamente, as canções de Afonso lidam com temas tais como vadiagem e turismo. Musicalmente, a sua reelaboração inteligente de gêneros tradicionais cria tensões entre concepções de localismo e globalismo, modernismo e tradição.Palavras-chave
Século XX, música cubana, nueva trova, cultura urbana, Gerardo Alfonso, Havana