Nepomuceno e Max Bruch: análise de uma (recém-descoberta) conexão

Autores

  • João Vicente Vidal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i1.29329

Palavras-chave:

Alberto Nepomuceno, Max Bruch, Akademie der Künste de Berlim, século XIX, música no Brasil, quarteto de cordas

Resumo

O artigo trata da parte da formação de Nepomuceno, na Alemanha, relativa aos estudos na Akademie der Künste de Berlim, enfocando o tema face à (até há pouco ignorada) notícia de que o compositor estudou na instituição não apenas com Heinrich von Herzogenberg, mas também com o célebre compositor Max Bruch. Procura-se além de uma abordagem que contemple o cosmopolitismo de Nepomuceno (expresso na parte de sua obra em que não se verificam tentativas em direção a uma “música nacional”), esclarecer as condições em se que deu esse contato, sobre o qual nem o próprio compositor prestou informações. Como exemplo da possível influência de Bruch na música de Nepomuceno, apresenta-se uma breve análise do primeiro movimento de seu Quarteto de cordas no 3 em ré menor, obra cuja data de composição corresponde àquela em que fazia parte das Meisterschulen für musikalische Komposition da Akademie.

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Publicado

2011-06-30