Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth: duas mentalidades e dois percursos

Autores

  • Marcelo Verzoni Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i1.29330

Palavras-chave:

Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, piano, música de salão, tango, polca, habanera, século XIX, música no Brasil

Resumo

Neste artigo, o autor tem como objetivo principal apontar diferenças entre os compositores-pianistas Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Ernesto Nazareth (1863-1934), que atuaram intensamente na vida musical do Rio de Janeiro desde a segunda metade do século XIX até os primeiros anos da década de 1930. O artigo foi desenvolvido a partir da constatação de ambos serem tratados da mesma maneira por diversos autores de Histórias da Música no Brasil. Esta postura, reducionista e simplificadora, pode ser explicada por serem estes autores, majoritariamente, pessoas ligadas ao mundo da música de concerto e por não terem se aprofundado no exame das produções destes artistas mais populares. A partir de um exame mais pormenorizado de questões de origem familiar, de formação social, de posicionamentos políticos e estéticos, de características psicológicas individuais, observando também os ambientes que ambos frequentavam e os públicos que desejavam alcançar, o autor constroi um texto que traz à luz diferenças profundas entre as pessoas e as produções musicais de Gonzaga e de Nazareth.

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Publicado

2011-06-30