Origens do “som de Hollywood”: a formação do gênero sinfônico a partir de Alfred Newman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33470

Palavras-chave:

Música de cinema. Música aplicada à dramaturgia. Instrumentação e orquestração. Música sinfônica do cinema. Audiovisual.

Resumo

A partir da observação do período de formação do gênero sinfônico no cinema sonoro norte-americano, este trabalho procura investigar as influências existentes na formação da prática sinfônica da música de cinema como estética específica, tendo como referência central a atuação do compositor Alfred Newman (1901-1970), considerado aqui como um dos principais agentes desse processo por sua atuação na indústria cinematográfica. O gênero – denominado “gênero sinfônico” –, embora bastante reconhecível, carece de um exame mais detalhado de suas origens e influências, a fim de se expor o papel das diferentes matrizes artísticas que o formaram, especificamente sobre as práticas de escrita instrumental. Para tanto, nos propomos a investigar as origens e relações interculturais existentes no período inicial desse processo (1930-1950), fortemente influenciado pela canção popular norte-americana.

Biografia do Autor

Daniel Tápia, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Licenciatura em Educação Musical pela UNESP, Mestre em Música pela UNICAMP e Doutor em música pela UNICAMP, atua nas áreas de Áudio Musical, Trilha Musical, Educação Musical, Produção Musical, Música popular e Violão. É professor adjunto do Departamento de Teoria das Artes e Música da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona principalmente as disciplinas de Música e Tecnologia e Trilha Musical. Compositor, violonista, arranjador e áudio musicista, é autor do livro "O áudio musical e o áudio musicista". Com grande atuação artística como áudio musicista (pela qual tem indicação ao Grammy Latino de 2018), recentemente lançou seu primeiro conjunto de composições gravadas no EP "Contrastes". Para mais informações sobre a atuação artística: www.danieltapia.com.br

Downloads

Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Dossiê temático