Estudo da transmissão audiovisual da Primeira sinfonia de Mahler pela Filarmônica de Berlim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33726

Palavras-chave:

Transmissão audiovisual. Performance digital. Artes digitais. Live Cinema.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar, através de processos qualitativos e quantitativos, a transmissão audiovisual do primeiro movimento da Primeira sinfonia de Gustav Mahler realizada pela Orquestra Filarmônica de Berlim, no ano de 2019. O quadro teórico de referência parte das propostas de Baxter (2019), Tsivian (2018) e Salt (1974), que propõe e atualiza o fator descrito como ASL (Average Shot Lenght). A metodologia é a análise qualitativa por descrição de comportamento e análise quantitativa por cinemétrica. Por resultado, o artigo traz reflexões sobre a dinamização em termos cinemétricos da linguagem audiovisual dos concertos para orquestra, sugerindo algumas das implicações e problemas eventuais a serem posteriormente discutidos.

Biografia do Autor

Leandro Vasconcellos de Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é professor da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e diretor de transmissões audiovisuais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

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Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Dossiê temático