Um vocalise nordestino na Amazônia: considerações sobre a Mãe d'Água em “Canticum Naturale”, de Edino Krieger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33828

Palavras-chave:

Edino Krieger. Intertextualidade. Vocalise. Música brasileira.

Resumo

Este trabalho apresenta a discussão de uma seção do poema sinfônico Canticum naturale (1972), de Edino Krieger (1928), a partir do conceito de intertextualidade e da teoria das tópicas. A referida seção consiste em um solo para voz feminina soprano em forma de vocalise que traz, dentro do contexto da peça, uma alusão programática ao canto do personagem folclórico da Mãe d’Água. Serão abordadas as relações intertextuais entre a peça de Krieger e exemplos diversos do repertório de concerto, como a tradição francesa de vocalises e peças programáticas que trazem representações sonoras das águas, tendo como ponto central o diálogo entre o vocalise presente em Canticum naturale e a peça Mãe d’Água (1969), de Guerra-Peixe (1914-1993). Acreditamos que uma perspectiva comparativa pode contribuir para uma melhor compreensão das estruturas e significados de Canticum naturale.

Biografia do Autor

Julio Cesar Damaceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de musicologia, possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Concluiu três projetos de Iniciação Científica durante a graduação, apresentando trabalhos em diversos eventos científicos, como os Encontros Anuais de Iniciação Científica das IES estaduais do Paraná, o Simpósio Paranaense de Educação Musical, o Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina e o Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, da Unirio . Como compositor de Música para Teatro, atuou em diversos trabalhos, tendo participado de eventos como a Mostra de Teatro e Circo de Londrina e o Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine-Horto, em Belo Horizonte.

Acácio Piedade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Música (Composição) pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997, 2004), Pós-Doutorado em Musicologia na Université de Paris Sorbonne (2011) e Pós-Doutorado em Composição na Hochschule für Musik Franz Liszt - Weimar, Alemanha (2019). Professor Associado no Departamento de Música e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ministra disciplinas, pesquisa e orienta pesquisas nas áreas de Composição, Análise e Musicologia. 

Downloads

Publicado

2020-08-02