Professores de canto e fonoaudiólogos: conhecimento interdisciplinar na atuação com cantores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v34i1.35473

Palavras-chave:

Voz. Canto. Fonoaudiologia. Pesquisa Interdisciplinar. Comunicação Interdisciplinar.

Resumo

Com o objetivo de analisar a atuação conjunta de professores de canto e fonoaudiólogos com cantores, cinco professores de canto e cinco fonoaudiólogos responderam perguntas semi-dirigidas, áudio-gravadas e transcritas. Concluiu-se que professores de canto e fonoaudiólogos estabelecem entre si diferentes e peculiares relações de atuação: contato, trocas de conhecimento, encaminhamentos, apoio, reconhecimento, atuação conjunta e atuação interdisciplinar. A pesquisa envolve: diversas áreas e profissionais e variadas fontes de conhecimentos, terminologias, objetivos, comunicação, interesses, formação, concepções, reconhecimento de teorias, práticas, técnicas, produções e especialistas que fazem uso desses recursos para o bem-estar e ajustes vocais e demais demandas dos cantores.

Downloads

Publicado

2023-03-29