Colaboração e técnicas estendidas em “Interferência”: da concepção à performance

Autores

  • José Batista Júnior UFRJ, Universidade de Aveiro
  • Marcel Castro Lima UNIRIO, University of North Texas

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i2.39321

Palavras-chave:

Colaboração. Técnicas estendidas. Composição. Performance. Música mista.

Resumo

Este artigo descreve o processo colaborativo entre compositor e intérprete na composição e performance de uma obra para clarinete baixo e eletrônica intitulada Interferência. Além de uma contextualização em que se discute a colaboração na música e as técnicas estendidas, o processo composicional da obra é explicitado de forma a demonstrar o papel da colaboração em seu desenvolvimento. Os desafios apresentados pelo uso do microtonalismo e pelo uso extensivo de algumas técnicas instrumentais, ainda vistas como estendidas em alguns contextos, são abordados de maneira prática. As soluções técnicas alcançadas são demonstradas através de variados exemplos de áudio e vídeo, incluindo a performance final.

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Publicado

2021-07-22