Ao som do coletivo: um rondó entre Freire, Ausubel e Orff

Autores

  • Luiz Felipe de Oliveira Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v34i1.47607

Palavras-chave:

Ensino Coletivo. Aprendizagem Significativa. Abordagem Orff-Schulwerk. Pedagogia da Autonomia.

Resumo

O estudo investiga caminhos do Ensino Coletivo que valorizem uma educação libertadora, democrática e significativa. Considerando os princípios norteadores da Pedagogia da Autonomia de Freire (1996), do conceito de aprendizagem significativa de Ausubel (2002) e da Abordagem Orff-Schulwerk com auxílio de Cunha (2013) e Custodero (1998), fazendo um rondó com os modos de ensino-aprendizagem, entendendo de modo comparativo a aplicabilidade do conceito de ensino aprendizagem nos três autores. Por último, apresenta-se uma coda acrescentando os conceitos de Swanwick (1994), que dialoga com os três autores do rondó. Pretende-se destacar como esses autores pensam um ensino pautado na autonomia, no diálogo e na democracia. Há, ainda, a proposição de abordagens aplicadas que podem ser encaradas como sugestões para o desenvolvimento de uma educação musical coletiva e significativa. O estudo se justifica pela necessidade de buscar caminhos para lidar com a Educação Musical, não apenas como um meio de aquisição de habilidades musicais, mas, também, como um instrumento significativo de formação humana.

Biografia do Autor

Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Downloads

Publicado

2023-03-29