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Notas introdutórias aos “Estudos” n.os 1, 2 e 6 para violão de Villa-Lobos em transcrição para piano solo de José Vieira Brandão

Resumo

Descrição de documentação e metodologia utilizadas na preparação da edição dos Estudos n.os 1, 2 e 6 para violão de Heitor Villa-Lobos (1887–1959) em transcrição pianística de José Vieira Brandão (1911–2002), com comentários sobre o contexto histórico e natureza do trabalho de Vieira Brandão.

Palavras-chave

Música brasileira, Heitor Villa-Lobos, José Vieira Brandão, Edição musical.

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Biografia do Autor

Giulio Draghi

Professor Associado da Escola de Música da UFRJ, Doutor em Música (dma) pela University of Miami como bolsista da CAPES, com pesquisa sobre o pianista e compositor Carl Tausig levando à estreia mundial da transcrição pianística da Faust-Symphonie de Liszt em 2011. É detentor de inúmeros primeiros prêmios em concursos nacionais de piano, tendo se apresentado como solista junto às principais orquestras brasileiras em espaços como Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal (Rio de Janeiro), Palácio das Artes (Belo Horizonte) e Teatro Cláudio Santoro (Brasília). Dentre suas gravações, destaca-se o registro ao vivo da integral dos Estudos de Chopin, lançado em DVD em 2017. Editor do Método de pianoforte do Pe. José Maurício (Irmãos Vitale, 2000), assinou ainda a direção artística e de pesquisa do livro Guiomar Novaes do Brasil (Kapa Editorial, 2011), sendo ainda coautor de edição crítica, traduzida e comentada da História da música no Brasil: dos tempos coloniais aos nossos dias (1549–1925) de Vincenzo Cernicchiaro (2022).

João Vidal

Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin (2011), com Mestrado e Graduação em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professor Associado da Escola de Música da UFRJ. Bolsista de agências como DAAD, CAPES, CNPq e Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu distinções como o “1º Prêmio José Maria Neves” da ANPPOM (2005), o “Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música” (2012) e, por seu livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade (2014), o “Prêmio Concerto 2014” da Revista Concerto. Coautor de edição crítica, traduzida e comentada da História da música no Brasil: dos tempos coloniais aos nossos dias (1549–1925) de Vincenzo Cernicchiaro (2022). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ  (Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”) e líder do Grupo de Pesquisa CAPES-CNPq “Núcleo de Pesquisas em Edição Musical da UFRJ”, é desde 2019 editor-chefe da Revista Brasileira de Música. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (2019–2024).