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Duas estreias precoces: óperas de Donizetti e Mercadante no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado (1828–1831)

Resumo

Nossa análise focaliza a atividade teatral no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado, destacando a estreia de duas óperas italianas no Imperial Theatro São Pedro de Alcântara, inaugurado em 1826. As primeiras récitas de L’ajo nell’imbarazzo, de Donizetti, e Elisa e Claudio, de Mercadante, alcançaram sucesso junto a um público já bastante familiarizado com o repertório de Rossini, e que começava a travar contato com a música de compositores da mesma geração, os quais dominariam as temporadas da capital na década de 1840. Naquela época, o interesse pelos espetáculos e as colunas de crítica teatral começavam a consolidar-se na imprensa do Rio de Janeiro, mas a instabilidade política e econômica do país era uma constante ameaça ao funcionamento do teatro e à manutenção da Companhia Italiana responsável pelas encenações operísticas.

Palavras-chave

Ópera italiana, Crítica teatral, Brasil Imperial, Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Fernando Santos Berçot

Doutorando em História Comparada (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023–), sob a supervisão de José Costa d’Assunção Barros. Mestre em História Social (2013), Bacharel e Licenciado em História (2010) pela mesma instituição. Integra o corpo técnico de nível superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Membro regular da International Musicological Society (IMS), tem se dedicado ao tema da ópera no Brasil nos séculos XIX e XX, com pesquisas publicadas pela Cambridge University Press (2022) e Università di Bologna (2021).