Duas estreias precoces: óperas de Donizetti e Mercadante no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado (1828–1831)
Abstract
Nossa análise focaliza a atividade teatral no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado, destacando a estreia de duas óperas italianas no Imperial Theatro São Pedro de Alcântara, inaugurado em 1826. As primeiras récitas de L’ajo nell’imbarazzo, de Donizetti, e Elisa e Claudio, de Mercadante, alcançaram sucesso junto a um público já bastante familiarizado com o repertório de Rossini, e que começava a travar contato com a música de compositores da mesma geração, os quais dominariam as temporadas da capital na década de 1840. Naquela época, o interesse pelos espetáculos e as colunas de crítica teatral começavam a consolidar-se na imprensa do Rio de Janeiro, mas a instabilidade política e econômica do país era uma constante ameaça ao funcionamento do teatro e à manutenção da Companhia Italiana responsável pelas encenações operísticas.
Keywords
Ópera italiana, Crítica teatral, Brasil Imperial, Rio de Janeiro.
Author Biography
Fernando Santos Berçot
Doutorando em História Comparada (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023–), sob a supervisão de José Costa d’Assunção Barros. Mestre em História Social (2013), Bacharel e Licenciado em História (2010) pela mesma instituição. Integra o corpo técnico de nível superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Membro regular da International Musicological Society (IMS), tem se dedicado ao tema da ópera no Brasil nos séculos XIX e XX, com pesquisas publicadas pela Cambridge University Press (2022) e Università di Bologna (2021).
