Metáforas e terminologia vocal, hipóteses para uma leitura crítica

Autores

  • Heliana Farah Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v30i2.26110

Palavras-chave:

Canto, registro sonoro, tratado musical, registro vocal, fisiologia da voz, análise de gravações, indústria fonográfica

Resumo

Com base nos tratados vocais dos séculos XVIII, XIX e XX, biografias, críticas e documentos escritos de época que tratam da voz humana, é possível levantar hipóteses para dar sentido às características vocais fugidias a que se referem metáforas tão diversas e terminologia tão pouco precisa e instável da bibliografia. Primeiro é necessário estabelecer a propriedade do uso dos primeiros fonogramas do início do século XX como testemunho dos sons por meio da história das primeiras décadas da indústria fonográfica. Com o caso da crítica à voz de Francesco Tamagno, dos tratados de Mancini e Tosi e das possibilidades de análise fisiológica e acústica é possível criar uma hipótese fazendo uso dos documentos fonográficos de época.

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Publicado

2017-12-30