A Revista Brasileira de Música vista da correspondência de Mário de Andrade
Abstract
A correspondência de Mário de Andrade com Luciano Gallet e com Luiz Heitor Corrêa de Azevedo é aqui analisada com o intuito de acompanhar a história da fundação de três periódicos: a Weco, a Revista da Associação Brasileira de Música e a Revista Brasileira de Música. Partindo do pressuposto de que as redações das revistas espelhavam redes de sociabilidade, à semelhança daquelas observadas nos diálogos epistolares, analisa-se em que medida essa equivalência se opera entre os periódicos de música, colocando-se as seguintes questões: a respeito de que se fala nas cartas trocadas entre os secretários e diretores de redação e seus colaboradores; se os três musicólogos partilham experiências no campo do periodismo; e no caso particular do escritor paulista, que habitualmente compartilhava projetos de criação com os amigos, se é possível flagrar a gênese de seus artigos.Keywords
Periódicos musicais, epistolografia, redes de sociabilidade, musicologia no Brasil, história institucional