A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.18995

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino-aprendizagem, Competência Informacional, Capacitação Profissional, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

A contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom', ‘muito bom' e ‘excelente'.

Biografia do Autor

Michelly Raianne Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes na área de Gestão e Aprendizagens pela Universidade Federal da Paraíba (MPGOA/UFPB). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Campina Grande (UFCG). Pós-Graduada em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG). Atualmente é Servidora Pública Federal na UFCG, exercendo o cargo de Administradora.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB).

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Santos, M. R. F. dos, & Sousa, M. R. F. de. (2018). A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD. Revista Conhecimento Em Ação, 3(2), 03–28. https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.18995

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa