A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD

Michelly Raianne Ferreira dos Santos, Marckson Roberto Ferreira de Sousa

Resumo


A contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom', ‘muito bom' e ‘excelente'.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ensino-aprendizagem; Competência Informacional; Capacitação Profissional; Tecnologia da Informação e Comunicação

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ISSN: 2525-7935

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