A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.18995Palabras clave:
Educação a Distância, Ensino-aprendizagem, Competência Informacional, Capacitação Profissional, Tecnologia da Informação e ComunicaçãoResumen
A contínua inovação no contexto mundial ocasionou a necessidade de transformações, e a consequente procura por capacitação profissional. O presente artigo objetivou analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) -- Campus Cajazeiras, sobre a capacitação profissional por meio da Educação a Distância (EAD). O campo empírico ocorreu na UFCG e a amostra da pesquisa foi estabelecida por 13 servidores técnico-administrativos do campus citado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, dirigida de maneira exploratória e descritiva, onde foi utilizado o método de Análise de Conteúdo para diagnóstico, por meio da categorização das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo na primeira parte a investigação do perfil socioeconômico e profissional dos pesquisados, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento de Equipes, ancorado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. Verificou-se ao final da pesquisa, que a satisfação total com os cursos de capacitação a distância na UFCG obteve repercussão positiva e favorável, com a classificação exclusivamente ‘bom', ‘muito bom' e ‘excelente'.Descargas
Publicado
2018-12-31
Cómo citar
Santos, M. R. F. dos, & Sousa, M. R. F. de. (2018). A percepção dos servidores técnico-administrativos da ufcg sobre a capacitação profissional por meio da EaD. Revista Conhecimento Em Ação, 3(2), 03–28. https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.18995
Número
Sección
Relatos de Pesquisa