Usuário da informação: análise da produção científica em periódicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i1.23395

Palavras-chave:

Usuário da informação, Produção científica, Periódico científico.

Resumo

O tema usuário da informação perpassa vários domínios, áreas, caminhos científicos e tecnológicos, visto que esse fenômeno apresenta diversidade de definições, teorias e métodos. Nesse contexto, insere-se a pesquisa realizada, que tem como objetivo mapear a produção científica sobre Usuários da Informação, publicada nos periódicos de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, qualificados como A1, A2 e B1 - Qualis/CAPES no período de 2011 a 2016. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se apoia na literatura da área, com foco nos conceitos de usuário da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, centrada em uma abordagem quanti-qualitativa, cujos resultados indicaram que, no intervalo estudado, os periódicos publicaram 99 artigos que enfocam subcategorias da temática ‘Usuários da Informação’, entre elas: uso da informação, comportamento informacional, necessidades de informação, dentre outros. Concluiu-se que, em termos quantitativos, a produção estudada sobre usuários da informação ainda é, incipiente, mas relevante e de boa qualidade e apresenta um significativo número de estudos teóricos, que revelam o estado da arte e as tendências da área, com produções resultantes de pesquisas, de experiências e de eventos científicos nacionais.

Biografia do Autor

Francisca Arruda Ramalho, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.

Doutora em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.

Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação/ UFPB

Edna Gomes Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

30-06-2019

Edição

Seção

Artigos de Revisão