Elaboração de produtos arquivísticos a partir da representação descritiva da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.25997

Palavras-chave:

Representação descritiva da informação. Produtos arquivísticos. Guia. Inventário. Documento de arquivo.

Resumo

Traz considerações acerca da Arquivologia no contexto das organizações sob a perspectiva da elaboração de produtos informacionais a partir do processo de representação descritiva da informação. Ao compreender que a Arquivologia tem como objetivo nortear o gerenciamento da informação orgânica registrada (documento), seja qual for o suporte, os arquivistas lançarão mão da produção de instrumentos de pesquisa ou serviços que viabilizem o fluxo informacional, a consulta ao acervo, bem como, o uso das informações. Neste sentido, tais produtos arquivísticos derivam do processo de representação descritiva da informação, e dentre o leque de possíveis produtos situam-se os guias e inventários, instrumentos de pesquisas que objetivam a otimização do acesso à informação por parte de usuários internos e externos à organização. Sendo assim, este artigo a partir de uma revisão bibliográfica apresenta como se dá a elaboração de produtos da informação arquivística a partir do processo de representação descritiva, especialmente com relação aos guias e inventários, instrumentos necessários para aprimoração dos processos de recuperação, acesso e uso a informação contida nos documentos de um arquivo, sendo uma questão necessária para as organizações, especialmente no que tange aos processos de tomada de decisão.

 

Palavras-chave: Representação descritiva da informação. Produtos arquivísticos. Guia. Inventário. Documento de arquivo.

Biografia do Autor

Josemar Elias da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Graduado em Arquivologia pela UFPB.

Jeffeson Higino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB.

Ana Cláudia Cruz Córdula, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB.

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

Silva Junior, J. E. da, Silva, J. H. da, & Córdula, A. C. C. (2019). Elaboração de produtos arquivísticos a partir da representação descritiva da informação. Revista Conhecimento Em Ação, 4(2), 125–145. https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.25997

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa