Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso

Anderson Matheus Alves Arruda, Adriana Lopes Alves

Resumo


O debate acerca das habilidades informacionais do sujeito engloba discussões desde a própria origem epistemológica e definição de um objeto científico da Ciência da Informação. Este artigo apresenta uma linha de raciocínio acerca da natureza da informação como objeto de estudo, suas concepções, contextualiza os paradigmas epistemológicos e influências interdisciplinares da Ciência da Informação ao abordar o papel do sujeito quanto a inclusão do mesmo no processo informacional. Em ambientação de competência em informação e competência crítica em informação, realiza-se uma análise de caso que busca demonstrar o sujeito ativo quanto às suas necessidades informacionais.


Palavras-chave


Competência Crítica em Informação; Paradigma social; Processo informacional.

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DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.27529

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ISSN: 2525-7935

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