Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.27529Palavras-chave:
Competência Crítica em Informação, Paradigma social, Processo informacional.Resumo
O debate acerca das habilidades informacionais do sujeito engloba discussões desde a própria origem epistemológica e definição de um objeto científico da Ciência da Informação. Este artigo apresenta uma linha de raciocínio acerca da natureza da informação como objeto de estudo, suas concepções, contextualiza os paradigmas epistemológicos e influências interdisciplinares da Ciência da Informação ao abordar o papel do sujeito quanto a inclusão do mesmo no processo informacional. Em ambientação de competência em informação e competência crítica em informação, realiza-se uma análise de caso que busca demonstrar o sujeito ativo quanto às suas necessidades informacionais.
Downloads
Publicado
23-12-2019
Como Citar
Arruda, A. M. A., & Alves, A. L. (2019). Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso. Revista Conhecimento Em Ação, 4(2), 111–124. https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.27529
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa