Usabilidade do ecossistema informacional da Secretaria Nacional de Juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.29672

Palavras-chave:

Usabilidade, Ecossistema informacional, Secretaria Nacional de Juventude, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia,

Resumo

Apresenta análise da usabilidade do ecossistema de informação da Secretaria Nacional de Juventude, desenvolvido a partir de convênio do órgão com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência em Tecnologia, com vigência entre 2014 e 2019. Também se descreve os sistemas desenvolvidos no âmbito do projeto, considerando suas especificidades, interface, possibilidades e limitações; identifica-se possíveis melhorias no ecossistema informacional implantado no referido projeto, considerando alterações sugeridas; e se discute aplicabilidade dos sistemas desenvolvidos pelo projeto em outros órgãos e autarquias governamentais. Para tanto, adotam-se procedimentos descritivos e exploratórios, dentro de uma abordagem qualitativa, considerando guias de utilização desenvolvidos como fontes de informação consultadas. A partir da documentação sobre o projeto, do acesso aos sistemas criados e da análise de interações oferecidas pelos softwares, foi observada a usabilidade de cada um dos sistemas e sua possível adequação a outras instituições públicas. Os resultados apontam que o sistema implantado utiliza, geralmente, interações já conhecidas pelos usuários, o que facilita o aprendizado de suas ferramentas; que há um grau distinto de dificuldade, relacionado ao perfil esperado de usuário; e que a possibilidade de customizar esses sistemas lhes permite ser utilizados em outros órgãos públicos com necessidades informacionais semelhantes. Conclui-se que o ecossistema informacional implementado é eficaz e de boa usabilidade, embora demande mais estudos para considerar sua adequação e maleabilidade aos novos modelos de gestão em implantação no serviço público federal.

Biografia do Autor

Frederico Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Assistente de pesquisa do projeto SNJ-Ibict.

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília

Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Carlos III) - Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) - Espanha. Pesquisador e professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor convidado da Universidad de la República (PRODIC) - Uruguai. Professor investigador da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Coordenador do projeto SNJ-Ibict. Mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui licenciatura plena em Ciências e habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).

Publicado

24-06-2020

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa