Usabilidade do ecossistema informacional da Secretaria Nacional de Juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.29672

Palavras-chave:

Usabilidade, Ecossistema informacional, Secretaria Nacional de Juventude, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia,

Resumo

Apresenta análise da usabilidade do ecossistema de informação da Secretaria Nacional de Juventude, desenvolvido a partir de convênio do órgão com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência em Tecnologia, com vigência entre 2014 e 2019. Também se descreve os sistemas desenvolvidos no âmbito do projeto, considerando suas especificidades, interface, possibilidades e limitações; identifica-se possíveis melhorias no ecossistema informacional implantado no referido projeto, considerando alterações sugeridas; e se discute aplicabilidade dos sistemas desenvolvidos pelo projeto em outros órgãos e autarquias governamentais. Para tanto, adotam-se procedimentos descritivos e exploratórios, dentro de uma abordagem qualitativa, considerando guias de utilização desenvolvidos como fontes de informação consultadas. A partir da documentação sobre o projeto, do acesso aos sistemas criados e da análise de interações oferecidas pelos softwares, foi observada a usabilidade de cada um dos sistemas e sua possível adequação a outras instituições públicas. Os resultados apontam que o sistema implantado utiliza, geralmente, interações já conhecidas pelos usuários, o que facilita o aprendizado de suas ferramentas; que há um grau distinto de dificuldade, relacionado ao perfil esperado de usuário; e que a possibilidade de customizar esses sistemas lhes permite ser utilizados em outros órgãos públicos com necessidades informacionais semelhantes. Conclui-se que o ecossistema informacional implementado é eficaz e de boa usabilidade, embora demande mais estudos para considerar sua adequação e maleabilidade aos novos modelos de gestão em implantação no serviço público federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Assistente de pesquisa do projeto SNJ-Ibict.

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília

Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Carlos III) - Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) - Espanha. Pesquisador e professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor convidado da Universidad de la República (PRODIC) - Uruguai. Professor investigador da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Coordenador do projeto SNJ-Ibict. Mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui licenciatura plena em Ciências e habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Oliveira, F., Suaiden, E. J., & Shintaku, M. (2020). Usabilidade do ecossistema informacional da Secretaria Nacional de Juventude. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 003–021. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.29672

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa