Normatização de citações e referências de fóruns digitais

propostas e reflexões para a inclusão de conteúdos colaborativos na pesquisa científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63258

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão propositiva sobre a padronização de citações e referências para conteúdo informativo digital obtido de fóruns de discussão. Uma análise detalhada foi realizada sobre o conteúdo do Fórum do Ibict, examinando-se como os participantes se identificam, os dados comuns que usam em todas as postagens e os elementos que facilitam a organização sistemática de itens relevantes para a elaboração de citações e referências consoante à normalização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudo sobre normalização de citações e referências de fóruns de discussão, acessíveis exclusivamente em formato eletrônico, revelou que certos elementos comumente encontrados em outros formatos (livros e artigos de periódicos, por exemplo), tais como localização, editora e notação tradicional de autoria por sobrenome e prenome estão ausentes. Dessa forma, foram adotadas a observação dos elementos disponíveis dentro do ambiente de diálogos do Fórum e, em seguida, a ordenação dos dados conforme as orientações de elaboração contidas nas normas da ABNT quanto às citações e referências. Reconhece-se que diálogos dentro de fóruns contêm informações valiosas, dignas de citação e cruciais para o avanço da pesquisa científica. A utilização de conteúdos provindos desses ambientes, sinaliza a urgência em revisar e adaptar as normativas existentes de modo a incluir diretrizes que abracem as peculiaridades do conteúdo científico digital, refletindo os avanços tecnológicos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Melânia César, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Santa Teresa, Lorena-SP; Mestre em Ciências Aeroespaciais, UNIFA-RJ, experiência em serviços bibliotecários, atualmente trabalhando na Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC/Ibict/MCTI).

Bernardo Dionízio Vechi, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecário e pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Fernando de Jesus Pereira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Assistente de pesquisa da Coordenação de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Fernanda Maciel Rufino, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2010 - 2014). Pós graduada em Letramento informacional: Educação para a Informação pena Universidade Federal de Goiás. Atualmente Assistente pesquisadora atuando em projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Tecnologia para Informação (COTEC).

Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Professora do Curso de Direito do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UFPB), e Mestre em Direito (Unipê). Graduada em Direito e Biblioteconomia. Realiza estudos e pesquisas nas áreas de Propriedade Intelectual, Aspectos Jurídicos da Informação, Privacidade e Proteção de Dados, Direito Empresarial.

Diego José Macêdo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - Ibict.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Referências

ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, 2014. DOI: 10.18617/liinc.v10i2.749. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 20 fev. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023. Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520. Informação e documentação - Citações em documentos - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

BAIRRAL, Marcelo Almeida et al. Uma análise de interações em um fórum de discussão com professores de matemática da EJA. ScientiaTec, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 133-144, jul./dez. 2015.

BASTOS, Fábio da Purificação de; ALBERTI, Taís Fim; MAZZARDO, Mara Denize. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13740. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13740. Acesso em: 7 mar. 2024.

BRANSKI, Regina Meyer; FRANCO, Raul Arellano Caldeira; LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Metodologia de estudo de casos aplicada à logística. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE, 24., 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador, BA: ANPET, 2010.

BRITO, Josilene Almeida. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

COMBER, Tim. Building usable Web pages: an HCI perspective. In: AUSWeb95, INNOVATION AND DIVERSITY : THE WORLD WIDE Web IN AUSTRALIA, 1995. Proceedings [...]. Ballina, NSW: Norsearch Ltd, 1995. p. 119-124. Disponível em: https://researchportal.scu.edu.au/esploro/outputs/conferencePaper/Building-usable-Web-pages-an-HCI/991012821371002368. Acesso em: 7 mar. 2024.

DIALOGAR. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dialogar/. Acesso em: 1 fev. 2024.

ECO, Umberto. A Internet é a revolução do século. In: FOLHA ONLINE. Biblioteca Folha. Tradução de Paulo Migliacci. Entrevista ao Libération, publicada em 10/01/2000. Disponível em: https://biblioteca.folha.com.br/1/02/2000011001.html. Acesso em: 7 mar. 2024.

FORESTI, Nóris Almeida Bethonico. Contribuição das revistas brasileiras de Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto fonte de referência para a Pesquisa. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 1, p. 53-71, jan./jun. 1990.

FÓRUM. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/forum/. Acesso em: 1 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARNAD, Stevan. The Self-Archiving Initiative. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCHOLARLY COMMUNICATION AND ACADEMIC PRESSES, 2001. Proceedings [...]. Florença: Firenze University Press, 2001. p. 17–23. DOI 10.1038/35074210. Disponível em: https://media.fupress.com/files/pdf/24/335/2828. Acesso em: 8 mar. 2024.

HOLANDA, Isabel. A influência das redes sociais na comunicação humana. Publicado em 3 de setembro de 2021. [Blog]. Disponível em: https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/. Acesso em: 1 mar. 2024.

HOSTMÍDIA. Fóruns de discussão: O que são? Como funciona?. São Paulo: Hostmídia, [2024]. [Blog]. Disponível em: https://www.hostmidia.com.br/blog/foruns-de-discussao-o-que-sao-como-funciona/. Acesso em: 31 jan. 2024.

KRISHNAMURTHY, Sandeep. Cave or community? An empirical examination of 100 mature open source projects. First Monday, [S. l.], v. 7, n. 6, June 2002. Disponível em: DOI https://doi.org/10.5210/fm.v7i6.960. Acesso em: 11 mar. 2024.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALVES, Lucicleide Araújo de Sousa. O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 106-122, nov. 2016. DOI 10.22456/1982-1654.62540. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540. Acesso em: 1 fev. 2024.

MESQUITA, Rosa M. A.; STUMPF, Ida R. C. Estudo de Citações de Documentos Eletrônicos On-line em Revistas da Área de Comunicação. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 261-274, jul./dez. 2004.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [Online] c2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/autor/. Acesso em: 1 fev. 2024.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira de. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 101-126, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1430/143065736007/html/. Acesso em: 5 mar. 2024.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, [S. l.], v. 9, p. 1-21, 2007. DOI: 10.30962/ec.153. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/153. Acesso em: 8 mar. 2024.

RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriela. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 81-94, dez. 2009. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/498. Acesso em: 5 mar. 2024.

SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa Maria. Fórum como espaço de construção de conhecimentos. [Página da internet]. Brasília: Rotas de Inovação Universitária; UnB, [c2022]. Disponível em: https://riu.cead.unb.br/orientacoes/2-publicacoes/60-forum. Acesso em: 6 mar. 2024.

SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: um relato de experiência. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006. p. 53-77.

SOUSA JÚNIOR, Samuel Felix de; BALIEIRO, Marco Antonio; SOUZA, Cleidson Ronald Botelho de. Análise multidimensional de redes sociais de projetos de software livre. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS - SBSC, 5., 2008, Vila Velha. Anais [...]. Vila Velha, ES: IEEE, 2008. p. 23-33.

THE @ SYMBOL MEANING & HISTORY. 24 jun. 2010. Atualizado em 30 nov. 2023. Webopedia. [Site]. Disponível em: https://www.Webopedia.com/insights/at-symbol/. Acesso em: 6 mar. 2024.

USUÁRIO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/usuario/. Acesso em: 1 fev. 2024.

XU, Neng. An exploratory study of open source software based on public project archives. 2003. Thesis (Master of Science in Administration) – Concordia University, Montreal, 2003. Disponível em: https://spectrum.library.concordia.ca/id/eprint/1974/1/MQ77961.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

Publicado

03-07-2024

Como Citar

César, A. M., Vechi, B. D., Schiessl, I. T., Pereira, F. de J., Rufino, F. M., Sousa, R. P. M. de, … Shintaku, M. (2024). Normatização de citações e referências de fóruns digitais: propostas e reflexões para a inclusão de conteúdos colaborativos na pesquisa científica. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e63258. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63258

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa