Normatização de citações e referências de fóruns digitais

propostas e reflexões para a inclusão de conteúdos colaborativos na pesquisa científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63258

Resumen

Este estudo apresenta uma discussão propositiva sobre a padronização de citações e referências para conteúdo informativo digital obtido de fóruns de discussão. Uma análise detalhada foi realizada sobre o conteúdo do Fórum do Ibict, examinando-se como os participantes se identificam, os dados comuns que usam em todas as postagens e os elementos que facilitam a organização sistemática de itens relevantes para a elaboração de citações e referências consoante à normalização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudo sobre normalização de citações e referências de fóruns de discussão, acessíveis exclusivamente em formato eletrônico, revelou que certos elementos comumente encontrados em outros formatos (livros e artigos de periódicos, por exemplo), tais como localização, editora e notação tradicional de autoria por sobrenome e prenome estão ausentes. Dessa forma, foram adotadas a observação dos elementos disponíveis dentro do ambiente de diálogos do Fórum e, em seguida, a ordenação dos dados conforme as orientações de elaboração contidas nas normas da ABNT quanto às citações e referências. Reconhece-se que diálogos dentro de fóruns contêm informações valiosas, dignas de citação e cruciais para o avanço da pesquisa científica. A utilização de conteúdos provindos desses ambientes, sinaliza a urgência em revisar e adaptar as normativas existentes de modo a incluir diretrizes que abracem as peculiaridades do conteúdo científico digital, refletindo os avanços tecnológicos na área.

Biografía del autor/a

Alda Melânia César, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Santa Teresa, Lorena-SP; Mestre em Ciências Aeroespaciais, UNIFA-RJ, experiência em serviços bibliotecários, atualmente trabalhando na Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC/Ibict/MCTI).

Bernardo Dionízio Vechi, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecário e pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Fernando de Jesus Pereira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Assistente de pesquisa da Coordenação de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Fernanda Maciel Rufino, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2010 - 2014). Pós graduada em Letramento informacional: Educação para a Informação pena Universidade Federal de Goiás. Atualmente Assistente pesquisadora atuando em projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Tecnologia para Informação (COTEC).

Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Professora do Curso de Direito do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UFPB), e Mestre em Direito (Unipê). Graduada em Direito e Biblioteconomia. Realiza estudos e pesquisas nas áreas de Propriedade Intelectual, Aspectos Jurídicos da Informação, Privacidade e Proteção de Dados, Direito Empresarial.

Diego José Macêdo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - Ibict.

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Citas

ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, 2014. DOI: 10.18617/liinc.v10i2.749. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 20 fev. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023. Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520. Informação e documentação - Citações em documentos - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

BAIRRAL, Marcelo Almeida et al. Uma análise de interações em um fórum de discussão com professores de matemática da EJA. ScientiaTec, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 133-144, jul./dez. 2015.

BASTOS, Fábio da Purificação de; ALBERTI, Taís Fim; MAZZARDO, Mara Denize. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13740. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13740. Acesso em: 7 mar. 2024.

BRANSKI, Regina Meyer; FRANCO, Raul Arellano Caldeira; LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Metodologia de estudo de casos aplicada à logística. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE, 24., 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador, BA: ANPET, 2010.

BRITO, Josilene Almeida. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

COMBER, Tim. Building usable Web pages: an HCI perspective. In: AUSWeb95, INNOVATION AND DIVERSITY : THE WORLD WIDE Web IN AUSTRALIA, 1995. Proceedings [...]. Ballina, NSW: Norsearch Ltd, 1995. p. 119-124. Disponível em: https://researchportal.scu.edu.au/esploro/outputs/conferencePaper/Building-usable-Web-pages-an-HCI/991012821371002368. Acesso em: 7 mar. 2024.

DIALOGAR. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dialogar/. Acesso em: 1 fev. 2024.

ECO, Umberto. A Internet é a revolução do século. In: FOLHA ONLINE. Biblioteca Folha. Tradução de Paulo Migliacci. Entrevista ao Libération, publicada em 10/01/2000. Disponível em: https://biblioteca.folha.com.br/1/02/2000011001.html. Acesso em: 7 mar. 2024.

FORESTI, Nóris Almeida Bethonico. Contribuição das revistas brasileiras de Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto fonte de referência para a Pesquisa. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 1, p. 53-71, jan./jun. 1990.

FÓRUM. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/forum/. Acesso em: 1 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARNAD, Stevan. The Self-Archiving Initiative. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCHOLARLY COMMUNICATION AND ACADEMIC PRESSES, 2001. Proceedings [...]. Florença: Firenze University Press, 2001. p. 17–23. DOI 10.1038/35074210. Disponível em: https://media.fupress.com/files/pdf/24/335/2828. Acesso em: 8 mar. 2024.

HOLANDA, Isabel. A influência das redes sociais na comunicação humana. Publicado em 3 de setembro de 2021. [Blog]. Disponível em: https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/. Acesso em: 1 mar. 2024.

HOSTMÍDIA. Fóruns de discussão: O que são? Como funciona?. São Paulo: Hostmídia, [2024]. [Blog]. Disponível em: https://www.hostmidia.com.br/blog/foruns-de-discussao-o-que-sao-como-funciona/. Acesso em: 31 jan. 2024.

KRISHNAMURTHY, Sandeep. Cave or community? An empirical examination of 100 mature open source projects. First Monday, [S. l.], v. 7, n. 6, June 2002. Disponível em: DOI https://doi.org/10.5210/fm.v7i6.960. Acesso em: 11 mar. 2024.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALVES, Lucicleide Araújo de Sousa. O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 106-122, nov. 2016. DOI 10.22456/1982-1654.62540. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540. Acesso em: 1 fev. 2024.

MESQUITA, Rosa M. A.; STUMPF, Ida R. C. Estudo de Citações de Documentos Eletrônicos On-line em Revistas da Área de Comunicação. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 261-274, jul./dez. 2004.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [Online] c2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/autor/. Acesso em: 1 fev. 2024.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira de. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 101-126, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1430/143065736007/html/. Acesso em: 5 mar. 2024.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, [S. l.], v. 9, p. 1-21, 2007. DOI: 10.30962/ec.153. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/153. Acesso em: 8 mar. 2024.

RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriela. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 81-94, dez. 2009. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/498. Acesso em: 5 mar. 2024.

SILVA, Geane de Jesus; RAMOS, Wilsa Maria. Fórum como espaço de construção de conhecimentos. [Página da internet]. Brasília: Rotas de Inovação Universitária; UnB, [c2022]. Disponível em: https://riu.cead.unb.br/orientacoes/2-publicacoes/60-forum. Acesso em: 6 mar. 2024.

SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: um relato de experiência. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006. p. 53-77.

SOUSA JÚNIOR, Samuel Felix de; BALIEIRO, Marco Antonio; SOUZA, Cleidson Ronald Botelho de. Análise multidimensional de redes sociais de projetos de software livre. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS - SBSC, 5., 2008, Vila Velha. Anais [...]. Vila Velha, ES: IEEE, 2008. p. 23-33.

THE @ SYMBOL MEANING & HISTORY. 24 jun. 2010. Atualizado em 30 nov. 2023. Webopedia. [Site]. Disponível em: https://www.Webopedia.com/insights/at-symbol/. Acesso em: 6 mar. 2024.

USUÁRIO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/usuario/. Acesso em: 1 fev. 2024.

XU, Neng. An exploratory study of open source software based on public project archives. 2003. Thesis (Master of Science in Administration) – Concordia University, Montreal, 2003. Disponível em: https://spectrum.library.concordia.ca/id/eprint/1974/1/MQ77961.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

Publicado

2024-07-03

Cómo citar

César, A. M., Vechi, B. D., Schiessl, I. T., Pereira, F. de J., Rufino, F. M., Sousa, R. P. M. de, … Shintaku, M. (2024). Normatização de citações e referências de fóruns digitais: propostas e reflexões para a inclusão de conteúdos colaborativos na pesquisa científica. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e63258. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63258

Número

Sección

Relatos de Pesquisa