O processo de estruturação do Arquivo Técnico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco como prática de preservação e acesso à memória institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v11i.72778

Palavras-chave:

Gestão documental, Governança arquivística, Preservação, Arquivos técnicos, Patrimônio cultural

Resumo

O artigo discute o processo de estruturação do Arquivo Técnico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, considerando sua importância para a preservação da memória institucional e o acesso à informação técnico-cultural. O objetivo é apresentar as etapas de organização física, digitalização, catalogação e conservação do acervo, com base nos princípios da gestão documental e da governança arquivística. A pesquisa adota abordagem qualitativa, configurando-se como estudo de caso, utilizando observação direta e análise de documentos normativos e institucionais. Os resultados mostram avanços na reorganização do espaço, higienização, identificação de tipologias e no início da digitalização, que já abrange 11% do acervo. Também se destaca a implantação de rotinas de catalogação no sistema Pergamum. Entre os desafios, permanecem a limitação de recursos humanos e a necessidade de fortalecer a cadeia de custódia digital. Conclui-se que a iniciativa representa ação estratégica para a gestão da informação pública e a sustentabilidade da memória cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kézia Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2025).

Antonio de Souza Silva Junior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor da Universidade Federal de Pernambuco Campus Recife (UFPE), Departamento de Ciência da Informação (DCI) e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Vice-líder do Grupo de Pesquisa DasLab.

Danielle Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora efetiva do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

BRASIL. Decreto nº 10.148, de 2 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a governança no âmbito das autarquias e fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2019.

BRASIL. Decreto Nº 10.278, de 18 de março de 2020. Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º- A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 mar. 2020.

BRASIL. Lei Nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jan. 1991.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis RDC-Arq. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2015.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gerenciamento Arquivístico de Documentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2022.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010.

FLORES, Daniel; ROCCO, Brenda Couto de Brito; SANTOS, Henrique Machado dos. Cadeia de custódia para documentos arquivísticos digitais. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 117-132, jul./dez., 2016.

FUNDARPE. Plano de Trabalho para Organização do Acervo DPPC. Recife: Fundarpe, 2025a.

FUNDARPE. Atualização dos dados referentes ao processo de digitalização e difusão do acervo da Fundarpe. Recife: Fundarpe, 2025b.

FUNDARPE. Plano de Trabalho para Catalogação e Indexação do Acervo Digitalizado no Sistema Pergamum. Recife: Fundarpe, 2025c.

JARDIM, José Maria. Governança arquivística: contornos para uma noção. Acervo, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 31-45, set./dez. 2018.

JARDIM, José Maria; FONSECA, Maria Odila. As relações entre a Arquivística e a Ciência da Informação. Cadernos BAD, Lisboa, n. 2, p. 29-45, 1992.

PERNAMBUCO. Lei nº 15.529, de 23 de junho de 2015. Dispõe sobre a Política Estadual de Gestão Documental. Recife: Assembleia Legislativa, 2015. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=1&numero=15529&complemento=0&ano=2015&tipo=&url=. Acesso em: 10 jun. 2024.

Publicado

21-05-2026

Como Citar

Feitosa, K., Silva Junior, A. de S., & Oliveira, D. A. de. (2026). O processo de estruturação do Arquivo Técnico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco como prática de preservação e acesso à memória institucional. Revista Conhecimento Em Ação, 11, e72778. https://doi.org/10.47681/rca.v11i.72778

Edição

Seção

Artigos de Revisão