O papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30201

Palabras clave:

Biblioteca Universitária – Polo de apoio presencial, Educação a Distância, Atuação do bibliotecário.

Resumen

Resumo

A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.

 

Resumo

A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.

 

Biografía del autor/a

Gesiele Farias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecária na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Monica Marques Carvalho Gallotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação (DECIN-UFRN). Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na Universidade do Porto reconhecido pelo programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela UFPB

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

Silva, G. F. da, & Gallotti, M. M. C. (2019). O papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Revista Conhecimento Em Ação, 4(2), 89–110. https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30201

Número

Sección

Relatos de Pesquisa