O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa

Autores/as

  • Laura Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196

Palabras clave:

Profissional da informação, Teoria do Conceito, Método analítico conceitual, Definições conceituais

Resumen

Objetiva ressaltar a relevância da fundamentação teórico-metodológica da Organização do Conhecimento para o profissional da informação envolvido com atividades relativas à modelização de domínios de conhecimento. Busca-se demonstrar a importância desse aporte teórico para o desempenho das atividades profissionais. Para tanto, direciona-se à aplicação do método analítico conceitual proposto por Ingetraut Dahlberg em sua Teoria do Conceito, com particular ênfase às definições conceituais, que assumem um papel fundamental para a compatibilidade entre a forma verbal e o conteúdo conceitual de um referente. Este estudo tem campo empírico dos portfólios de projetos de pesquisa da Embrapa. Conclui-se que a referida teoria mantém sua utilidade e relevância nos dias atuais, devendo ser adaptada pelo profissional da informação aos diversos contextos de aplicação possíveis.

Biografía del autor/a

Laura Rocha, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF.

Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica - IBICT/UFRJ.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Rocha, L., & Campos, M. L. de A. (2020). O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 022–048. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196

Número

Sección

Relatos de Pesquisa