O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196Palabras clave:
Profissional da informação, Teoria do Conceito, Método analítico conceitual, Definições conceituaisResumen
Objetiva ressaltar a relevância da fundamentação teórico-metodológica da Organização do Conhecimento para o profissional da informação envolvido com atividades relativas à modelização de domínios de conhecimento. Busca-se demonstrar a importância desse aporte teórico para o desempenho das atividades profissionais. Para tanto, direciona-se à aplicação do método analítico conceitual proposto por Ingetraut Dahlberg em sua Teoria do Conceito, com particular ênfase às definições conceituais, que assumem um papel fundamental para a compatibilidade entre a forma verbal e o conteúdo conceitual de um referente. Este estudo tem campo empírico dos portfólios de projetos de pesquisa da Embrapa. Conclui-se que a referida teoria mantém sua utilidade e relevância nos dias atuais, devendo ser adaptada pelo profissional da informação aos diversos contextos de aplicação possíveis.