O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa

Autores

  • Laura Rocha Universidade Federal Fluminense
  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196

Palavras-chave:

Profissional da informação, Teoria do Conceito, Método analítico conceitual, Definições conceituais

Resumo

Objetiva ressaltar a relevância da fundamentação teórico-metodológica da Organização do Conhecimento para o profissional da informação envolvido com atividades relativas à modelização de domínios de conhecimento. Busca-se demonstrar a importância desse aporte teórico para o desempenho das atividades profissionais. Para tanto, direciona-se à aplicação do método analítico conceitual proposto por Ingetraut Dahlberg em sua Teoria do Conceito, com particular ênfase às definições conceituais, que assumem um papel fundamental para a compatibilidade entre a forma verbal e o conteúdo conceitual de um referente. Este estudo tem campo empírico dos portfólios de projetos de pesquisa da Embrapa. Conclui-se que a referida teoria mantém sua utilidade e relevância nos dias atuais, devendo ser adaptada pelo profissional da informação aos diversos contextos de aplicação possíveis.

Biografia do Autor

Laura Rocha, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF.

Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica - IBICT/UFRJ.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Rocha, L., & Campos, M. L. de A. (2020). O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 022–048. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa