Compartilhamento da informação e conhecimento em equipes virtuais

análise da produção acadêmica Luso-Brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.61458

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação

Resumen

Este artigo traz uma revisão sistemática de literatura que visa analisar a produção acadêmico-científica luso-brasileira da temática “Compartilhamento da informação e do conhecimento por equipes virtuais”. Para levantamento de artigos científicos publicados sobre a temática nos últimos cinco anos, foi realizada uma pesquisa documental exploratória nas bases de dados da CAPES, Web of Science, Scopus, SciELO, SPELL, BRAPCI, EBSCO, nos repositórios de acesso aberto do Instituto Politécnico de Lisboa (RECI) e da Universidade do Porto. Os 99 artigos levantados passaram por uma análise de conteúdo qualitativa, o que levou à seleção final de 19 artigos. Os estudos são oriundos de vários países da Europa, Ásia e América do Norte. A China e os Estados Unidos apresentaram o maior número de estudos. No Brasil, observou-se que a temática carece de estudos, o que comprova o ineditismo do assunto proposto. Possivelmente, a questão do compartilhamento da informação e conhecimento em equipes virtuais em nível nacional ainda não tem sido discutida por ser um fenômeno recente. Em outros países, a abordagem tem sido interdisciplinar, o que possibilita o cruzamento de ideias, identificação de lacunas e a busca conjunta de soluções. Diante disso, conclui-se que o objetivo do estudo foi atingido. Ressalta-se como limitação da pesquisa o fato de o estudo ter sido realizado somente em bases de dados brasileiras americanas e holandesa e repositórios de acesso aberto aos portugueses. Sugere-se a realização de novas pesquisas em plataformas digitais que permitam a coleta de dados em diversas fontes, incrementando a investigação.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Marques de Carvalho, Universidade FUMEC

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC), Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bolsista da CAPES

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela UFMG, Coordenador e Docente no Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC), Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Amanda Damasceno de Souza, Universidade FUMEC

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC),Universidade FUMEC,  Belo Horizonte, MG, Brasil.

Renata de Sousa da Silva Tolentino, Universidade FUMEC

Professora Titular – Universidade FUMEC, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Citas

AISSA, Nassim Belbaly; GURĂU, Călin; PSYCHOGIOS, Alexandros; SOMSING, Autcharaporn. Transactional memory systems in virtual teams: Communication antecedents and the impact of TMS components on creative processes and outcomes.Technological Forecasting and Social Change, v. 174, p. 121235, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121235.

BHAT, Swati Kaul; PANDE, Neerja; AHUJA, Vandana. Virtual team effectiveness: An empirical study using SEM. Procedia Computer Science, v. 122, p. 33-41, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2017.11.338.

CAKULA, Sarma; PRATT, Madara. Communication technologies in a remote workplace. Baltic Journal of Modern Computing, Letônia, v. 9, n. 2, p. 210-219, jan. 2021. DOI: 10.22364/bjmc.2021.9.2.05

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica, 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHOI, Ok-Kyu; CHO, Erin. The mechanism of trust affecting collaboration in virtual teams and the moderating roles of the culture of autonomy and task complexity. Computers in Human Behavior, v. 91, p. 305-315, fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.09.032.

CHUMG, Hao-Fan; SHIN, Jia-Wen; CHIANG, Hsiu-Yen; HO, Man-ting. What drives working habits for sharing knowledge in virtual teams? An organizational embeddedness perspective. SAGE Open, v. 12, n. 1, jan-mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/21582440221079924.

CUI, Guodong; WANG, Fuxi; ZHANG, Ying. Buffer or boost? the role of openness to experience and knowledge sharing in the relationship between team cognitive diversity and members’ innovative work behavior. Current Psychology, v. 42, p. 25233–25245, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-022-03633-7.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAVIDAVICIENE, Vida; MAJZOUB, Khaled Al; MEIDUTE-KAVALIAUSKIENE, Ieva. Factors affecting decision-making processes in virtual teams in the UAE Information, Lituânia, v. 11, n. 10, p. 490, out;. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/info11100490.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora, 2015.

EBISUYA, Azusa; SEKIGUCHI, Tomoki; HETTIARACHCHI, Gayan Prasad. Narrowing the communication gap in internationally distributed teams: the case of software-development teams in Sri Lanka and Japan. Asian Business & Management, v. 22, p.354-378, out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1057/s41291-021-00169-9.

FANG, Yulin; NEUFELD, Derrick; ZHANG, Xiaojie. Knowledge coordination via digital artefacts in highly dispersed teams. Information Systems Journal, v. 32, n. 3, p. 520-543, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/isj.12358.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

GOUVEIA, Luis Borges; SILVA, Armando Malheiro da. Método e infocomunicação: Introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa. Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2023.

HAMBRICK, Donald C.; DAVISON, Sue Canney; SNELL, Scott A.; SNOW, Charles C. When groups consist of multiple nationalities: Towards a new understanding of the implications. Organization studies, v. 19, n. 2, p. 181-205, mar. 1998. DOI: https://doi.org/10.1177/017084069801900202.

HAO, Qi; ZHANG, Bin; SHI, Yijun; YANG, Qizhong. How trust in coworkers fosters knowledge sharing in virtual teams? A multilevel moderated mediation model of psychological safety, team virtuality, and self-efficacy. Frontiers in Psychology, v. 13, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.899142.

HAO, Qi; YANG, Weiguo; SHI, Yijun. Characterizing the relationship between conscientiousness and knowledge sharing behavior in virtual teams: an interactionist approach. Computers in Human Behavior, v. 91, p. 42-51, fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.09.035.

HUNG, Shiu-Wan; CHENG, Min-Jhih; HOU, Chen-En; CHEN, Nai-Rong. Inclusion in global virtual teams: Exploring non-spatial proximity and knowledge sharing on innovation. Journal of Business Research, v. 128, p. 599-610, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.11.022.

KITCHENHAM, Barbara et al. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Jul. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kitchenham/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering/links/61712932766c4a211c03a6f7/Guidelines-for-performing-Systematic-Literature-Reviews-in-Software-Engineering.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2011.

MEULEN, Nick et al. No teleworker is an island: the impact of temporal and spatial separation along with media use on knowledge sharing networks. Journal of information technology, v. 34, n. 3, p. 243-262, fev. 2019. DOI: 10.1177/0268396218816531

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. ‘ Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NATU, Sveta; APARICIO, Manuela. Analyzing knowledge sharing behaviors in virtual teams: Practical evidence from digitalized workplaces. Journal of Innovation & Knowledge, v. 7, n. 4, p. 100248, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jik.2022.100248.

O’NEILL, Thomas A.; HANCOCK, Samantha; MCLARNON, Matthew J. W; HOLLAND, Taylor. When the SUIT fits: Constructive controversy training in face to face and virtual teams. Negotiation and conflict management research, v. 13, n. 1, p. 44-59, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/ncmr.12154.

PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, v. 88, p. 105906, 2021.

PALETTA, Francisco Carlos; SILVA, Armando Malheiro da . Série Tecnologia e Organização da Informação: contribuições para a Ciência da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2020.

PINJANI, Praveen; PALVIA, Prashant. Trust and knowledge sharing in diverse global virtual teams. Information & Management, v. 50, n. 4, p. 144-153, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2012.10.002.

SÉNQUIZ-DÍAZ, Cynthia; ORTIZ-SOTO, Maribel. A multifold perspective of knowledge sharing and virtual teams: The development of an IMOI model. Journal of technology management & innovation, v. 14, n. 2, p. 88-96, jul. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242019000200088.

SHIRISH, Anuragini; SRIVASTAVA, Shirish C.; BOUGHZALA, Imed. Contextualizing Team Adaptation for Fostering Creative Outcomes in Multicultural Virtual Teams: A Mixed Methods Approach. Journal of the Association for Information Systems, v. 24, n. 3, p. 700-744, mai. 2023. DOI: 10.17705/1jais.00811.

SILVA, Filipa Pires da; MOSQUERA, Pilar; SOARES, Maria Eduarda. Factors influencing knowledge sharing among IT geographically dispersed teams. Technological Forecasting and Social Change, v. 174, p. 121299, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121299.

SILVA, Rosemeire de Souza Vieira; RODRIGUES, Cristina Doritta; CORREA, Marina Sampaio; NORONHA, Matheus Eurico Soares de; AMATUCCI, Marcos. Capacidades digitais aplicáveis ao setor educacional. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 99-128, jan-abr. 2022. DOI: 10.13058/raep.2022.v23n1.2145

SWART, Kurt; BOND-BARNARD, Taryn; CHUGH, Ritesh. Challenges and critical success factors of digital communication, collaboration and knowledge sharing in project management virtual teams: a review. International Journal of Information Systems and Project Management, v. 10, n. 4, p. 84-103, 2022. DOI: 10.12821/ijispm100404.

TIETZ, Stephanie; KNEISEL, Evi; WERNER, Katja. Erfolgreicher Wissensaustausch in virtuellen Teams–Wie wichtig ist soziale Präsenz? Zeitschrift Fur Arbeitswissenschaft, v. 75, n. 4, p. 424-437, dez. 2021. DOI: 10.1007/s41449-021-00280-910.1007/s41449-021-00280-9.

YOON, Kay; ZHU, Yaguang. Social media affordances and transactive memory systems in virtual teams. Management Communication Quarterly, v. 36, n. 2, p. 235-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/08933189211032639.

ZAKARIA, Norhayati; AB RAHMAN MUTON, Nursakirah. Cultural code-switching in high context global virtual team members: A qualitative study. International Journal of Cross Cultural Management, v. 22, n. 3, p. 487-515, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/14705958221137256.

ZHANG, Anqi. The application of virtual teams in the improvement of enterprise management capability from the perspective of knowledge transfer. PLoS One, v. 17, n. 3, p. e0264367, mar. 2022. DOI: 10.1371/journal.pone. 0264367.

ZUCATTO, Luis Carlos; FREITAS, Rodrigo Uszacki Carvalho de; MARZZONI, David Nogueira Silva. Pesquisa básica e pesquisa aplicada: uma análise a partir da produção científica sobre COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 11. 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10179.

Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Carvalho, A. C. M. de, Aguiar Filho, A. S. de, Souza, A. D. de, & Tolentino, R. de S. da S. (2024). Compartilhamento da informação e conhecimento em equipes virtuais: análise da produção acadêmica Luso-Brasileira. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e61458. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.61458

Número

Sección

Relatos de Pesquisa