O ciclo da Gestão do Conhecimento como apoio ao processo de transferência de tecnologia
DOI :
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63517Résumé
Considerando o potencial do conhecimento gerado nas instituições de ensino superior (IES) para a criação de projetos tecnológicos inovadores e os desafios inerentes ao processo de transpor a barreira institucional e levar essas tecnologias ao mercado, o presente estudo tem como objetivo propor potenciais contribuições do ciclo da gestão do conhecimento (GC) para o processo de transferência de tecnologias (TT) desenvolvidas no âmbito de uma IES para o mercado. A pesquisa descritiva de natureza qualitativa foi operacionalizada mediante a realização de 10 entrevistas semiestruturadas com egressos do curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma IES paranaense, cujos trabalhos de conclusão de curso consistiam em projetos que visavam transferência de tecnologia ao mercado. Conduzida a análise de conteúdo, foi constatado que algumas práticas de gestão de conhecimento já haviam sido aplicadas, mas que há espaço para melhorias, visto que apenas dois dos dez projetos obtiveram êxito no processo de TT. Destacam-se algumas das principais contribuições potenciais: a) criação de um portal online Vitrine Digital, o qual foi apresentado como proposta de contribuição para IES, e, prontamente, aceito; b) criação da Júnior Consultoria, que irá apoiar os projetos de tecnologias no processo de transferência; e c) Armazenamento digital dos projetos e protótipos para que o conhecimento não se perca.
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