O ciclo da Gestão do Conhecimento como apoio ao processo de transferência de tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63517

Resumo

Considerando o potencial do conhecimento gerado nas instituições de ensino superior (IES) para a criação de projetos tecnológicos inovadores e os desafios inerentes ao processo de transpor a barreira institucional e levar essas tecnologias ao mercado, o presente estudo tem como objetivo propor potenciais contribuições do ciclo da gestão do conhecimento (GC) para o processo de transferência de tecnologias (TT) desenvolvidas no âmbito de uma IES para o mercado. A pesquisa descritiva de natureza qualitativa foi operacionalizada mediante a realização de 10 entrevistas semiestruturadas com egressos do curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma IES paranaense, cujos trabalhos de conclusão de curso consistiam em projetos que visavam transferência de tecnologia ao mercado. Conduzida a análise de conteúdo, foi constatado que algumas práticas de gestão de conhecimento já haviam sido aplicadas, mas que há espaço para melhorias, visto que apenas dois dos dez projetos obtiveram êxito no processo de TT. Destacam-se algumas das principais contribuições potenciais: a) criação de um portal online Vitrine Digital, o qual foi apresentado como proposta de contribuição para IES, e, prontamente, aceito; b) criação da Júnior Consultoria, que irá apoiar os projetos de tecnologias no processo de transferência; e c) Armazenamento digital dos projetos e protótipos para que o conhecimento não se perca.

Biografia do Autor

Fabiano da Silva Yoiti Kanadani, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2012), Pós-Graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela ESAP Instituo de Estudos Avançados e Pós-Graduação, Master em Neuroestratégica e Pensamento Transversal, Mestre em Gestão do Conhecimento pela UNICESUMAR Centro Universitário de Maringá. Atualmente é professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, sócio - INOVE ASSESSORIA CONTÁBIL, sócio - gerente - KR ASSESSORIA CONTÁBIL e Gerente Executivo da unidade de Ivaiporã do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Unicesumar

Empresária. Fundadora da Conexões Desenvolvimento, Negócios e Ecossistemas. Doutora em Administração com Pós-Doutorado em Economia e Management na Itália. Mestre em Administração. Graduada em Economia, em Administração e em Processos Gerenciais. Especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação. Especialista em Administração Tributária. Professora Convidada da Fundação Dom Cabral. Foi fundadora e membro do corpo docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Unicesumar, Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professora de cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, Coordenadora de cursos e Coordenadora de Planejamento Pedagógico. Avaliadora ad hoc de diversos periódicos. Autora e Organizadora de livros nas áreas de Administração, Gestão de Organizações e Iniciativas Sociais e de Gestão do Conhecimento. Tradutora do idioma Italiano. Membro da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe. Palestrante na Organização das Nações Unidas (ONU) na Commission on Social Development. Membro do Comitê de Avaliação da Incubadora e da Aceleradora de Startups do Ambiente de Inovação Connect e Mentora de Desenvolvimento de Startups no Team Advisors Connect (Marília-SP). Consultora, Escritora e Palestrante.

Juliana Marangoni Amarante, Universidade Estadual de Maringá

Doutora (2018), Mestra (2013) e Bacharela (2007) em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Como uma Lemann Fellow, foi visiting student researcher (doutorado sanduíche) na Universidade de Stanford, na Graduate School of Education, fazendo parte do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil (2016). Foi Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá desde 2017, onde atuou também como Coordenadora do curso no ano de 2023 e realiza pesquisas relacionadas à Estratégia em Universidades, Universidades Empreendedoras e Teoria Institucional.

Eveline de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em andamento em Administração, na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal da Grande Dourados, tendo atuado como Coordenadora de Planejamento e Avaliação Institucional entre maio/2021 e agosto/2022. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administrador, organizações e planejamento estratégico. 

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Publicado

16-07-2024

Como Citar

da Silva Yoiti Kanadani, F., Herrero Martins Menegassi, C., Marangoni Amarante, J., & de Oliveira Gomes, E. (2024). O ciclo da Gestão do Conhecimento como apoio ao processo de transferência de tecnologia. Revista Conhecimento Em Ação, 9. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63517

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa