A importância da interculturalidade nas bibliotecas universitárias
reflexões e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.64024Résumé
As bibliotecas universitárias desempenham um papel fundamental na promoção do diálogo intercultural, especialmente em um mundo cada vez mais globalizado. Este ensaio explora estratégias para aprimorar a interculturalidade nas bibliotecas universitárias, considerando o cenário atual. Para abraçar verdadeiramente a interculturalidade, é essencial que as bibliotecas adotem práticas que fomentem a interação entre indivíduos de diversas origens culturais. Pesquisas bibliográficas e descritivas revelaram que o compartilhamento e a valorização de diferentes valores culturais nutrem ambientes mais inclusivos. Ao reconhecer e valorizar a diversidade cultural no espaço da biblioteca, cria-se um terreno fértil para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, promovendo a compreensão e o respeito mútuo. Essa abordagem não apenas reforça a riqueza da diversidade, mas também enriquece o ambiente da biblioteca, tornando-o propício à aprendizagem por meio do diálogo intercultural. Abraçar a interculturalidade nas bibliotecas universitárias não só aprimora a experiência acadêmica, mas também cultiva uma atmosfera de abertura e respeito por todos os indivíduos.
Références
CANDAU, Vera Maria. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. In.: CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. p. 76-96. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/download/286/pdf/1068. Acesso em: 24 abr. 2024.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (org.). Multiculturalismo: diferenças e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FERREIRA, Carla Sofia. Bibliotecas escolares e promoção do diálogo Intercultural. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares). Departamento de Educação e Ensino à Distância, Universidade Aberta, Lisboa, 2012. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2183/1/Carla%20Ferreira.pdf. Acesso em: 27 set. 2024.
FERREIRA, Sílvia Letícia da Silva et al. O papel social da biblioteca universitária: percepções dos bibliotecários do SIB-UFRPE sobre ações afirmativas para inclusão de estudantes indígenas e quilombolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022, [s. l.]. Anais [...] [s. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2518. Acesso em: 27 set. 2024.
FLEURI, Reinaldo Mathias. Desafios à educação intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 2, n. 0, set. 2001. p. 1-14.
FURTADO, Cassia; OLIVEIRA, Lídia. Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 155-169, jan./jun. 2012.
GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SALES, Rodrigo de. Decolonizando a organização do conhecimento: um olhar do periódico Knowledge Organization (2000-2020). Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação - ANCIB, [s. l.], v. 14, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/195017. Acesso em: 26 set. 2024.
MOTA NETO, João Colares da; STRECK, Danilo Romeu. Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educ. rev., Curitiba, v. 35 n. 78, p. 207-223, nov. 2019.
MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira da. Interculturalidade na perspectiva da descolonialidade: possibilidades via educação. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 140-154, jan./mar., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9175/7151. Acesso em: 27 set. 2024.
OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. A cidade tecida pela cultura; a cultura tecida pela cidade. Ponto Urbe, [s. l.], n. 9, p. 1-9, 2011. Disponível em: http://journals.openedition.org/pontourbe/1806. Acesso em: 26 set. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório Mundial da UNESCO: investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural: resumo. Paris: ONU, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184755_por. Acesso em: 26 set. 2024.
PORTO, Morena Pereira. Biblioteca, interculturalidade e a agenda 2030. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...] Vitória, ES, 2019. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/2097. Acesso em: 27 set. 2024.
POZZER, Adecir; POZZER, Suzan Alberton. Identidade, decolonialidade, interculturalidade e a construção de uma ideia de nação na história da educação brasileira. Revista Even. Pedagóg. Número Regular: Estudos Decoloniais Sinop, v. 13, n. 3 (34. ed.), p. 613-632, ago./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/download/6433/7329. Acesso em: 27 set. 2024.
RAMOS, Kellyane Lisboa; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; FRANCO, Zilda Gláucia. Elias. A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 54, p. 1-10, e17339, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17339. Acesso em: 26 set. 2024.
RASTELI, Alessandro; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, UNESP, v. 19, n. 39, 2014. p. 43-58. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/43603. Acesso em: 26 set. 2023.
SANT ANNA, Jorge. A biblioteca universitária e sua intervenção no contexto social: fomentando práticas multifuncionais. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 11, n. 2, p. 449-469, maio/agosto, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/8337/9615/19686. Acesso em: 26 set. 2024.
SCHNORR, Giselle Moura. Inéditos viáveis: dialogicidade, interculturalidade e libertação. Revista do NESEF, [s. l.], v. 8, n. 1. p. 24-46, jan./jul. 2019.
SILVA, Hosanna Bezerra da; FLEURI, Reinaldo Matias. Pedagogia Intercultural: concepções e práticas de professores em contextos de diversidade cultural. Ensino em ReVista, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 23-41, 2016.
TARGINO, Maria das Graças. Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/141204. Acesso em: 26 set. 2024.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O PERFIL DAS BIBLIOTECAS CONTEMPORÂNEAS. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez., 2012.
WELSCH, Wolfgang. Spaces of Culture: City, Nation, World. London: Sage, 1999, p. 194-213. Disponível em: https://welsch.uni-jena.de/papers/W_Wlelsch_Transculturality.html. Acesso em: 26 set.. 2024.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Conhecimento em Ação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.