Fotografias da SHOAH: reflexões sobre imagem e espectadores

Autores

  • Jairo Andre Marques Junior (UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6568-8251
  • Claudia Bucceroni Guerra (UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.43548

Palavras-chave:

Fotografia, Contexto, Campo de concentração, Holocausto/Shoah, Acervo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre o uso e visualização das fotografias do Holocausto a partir da posição dos novos tipos de espectadores de imagens formados com a facilidade de acesso à informação sobre conteúdos de horror através da internet e o papel dos museus e memoriais para a educação deles. Os acervos disponíveis sobre os campos de concentração são formados, em sua maioria, por fotografias feitas no momento em que os soldados Aliados libertaram os prisioneiros. No entanto, com o passar das décadas, a ampla divulgação dessas imagens sem o devido cuidado com seus aspectos formais originais gerou problemas de contextualização, apagamentos e até um certo afastamento do olhar. A metodologia utilizada foi a pesquisa em banco de dados de Museus do Holocausto (United States Holocaust Museum e Yad Vashem) e consequente escolha de fotografias que exemplifiquem o objetivo proposto. Como aporte teórico para a análise das imagens foram consultados importantes autores da teoria fotográfica como Roland Barthes (1984), John Berger (2017) e Georges Didi-Huberman (2018, 2020).

Biografia do Autor

Jairo Andre Marques Junior, (UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista IC/UNIRIO. Graduando do curso de Biblioteconomia.

Claudia Bucceroni Guerra, (UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora do ensino fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro, possui título de Doutorado em Ciência da Informação pelo convênio Ibict/UFRJ. Obteve também título de Mestrado em Ciência da Informação, em 2009, pelo convênio Ibict/UFF. É mestre em em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1995, com especialização em História Medieval. Tem experiência na área de docência em ensino superior em: Ciência da Informação, Teoria da História, Cultura histórica, Fotografia, Fundamentos Arquivísticos, e outros. Tem especialização em metodologia de pesquisa, epistemologia, fotografia, comunicação científica, e arquivística. Tem experiência em pesquisa textual e iconográfica. Foi Analista de Informação no jornal O Globo, atuando na elaboração de conteúdo para Internet, na pesquisa arquivística textual e iconográfica, e na indexação de textos e fotos. Possui experiência também como fotógrafa, reproduzindo documentos e imagens históricas em meio digital. http://lattes.cnpq.br/3337477406324757

Publicado

19-12-2021

Como Citar

Marques Junior, J. A., & Guerra, C. B. (2021). Fotografias da SHOAH: reflexões sobre imagem e espectadores. Revista Conhecimento Em Ação, 6(2), 72–90. https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.43548

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa