Estratégias comerciais das filiais brasileiras de empresas transnacionais no contexto de abertura econômica e concorrência global

Celio Hiratuka

Resumo


Este artigo tem como objetivo caracterizar e analisar o comportamento comercial de uma amostra de filiais brasileiras de empresas transnacionais no período 1989-1997. Através dos dados levantados, o artigo procura contribuir para o debate sobre o impacto da atuação das empresas estrangeiras na balança comercial no novo contexto de economia aberta e de implementação de estratégias integradas e coordenadas globalmente por parte das transnacionais. 

Palavras-chave


empresa transnacional; empresa multinacional; comércio internacional comércio intrafirma

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Celio Hiratuka

Instituto de Economia da UFRJ

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, sl 114 
Urca, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22290-240, Rio de Janeiro - RJ Brasil
Tel.: 55 21 3873-5242
Fax: 55 21 2541-8148
e-mail: rec@ie.ufrj.br