Estratégias comerciais das filiais brasileiras de empresas transnacionais no contexto de abertura econômica e concorrência global
Keywords:
empresa transnacional, empresa multinacional, comércio internacional comércio intrafirmaAbstract
Este artigo tem como objetivo caracterizar e analisar o comportamento comercial de uma amostra de filiais brasileiras de empresas transnacionais no período 1989-1997. Através dos dados levantados, o artigo procura contribuir para o debate sobre o impacto da atuação das empresas estrangeiras na balança comercial no novo contexto de economia aberta e de implementação de estratégias integradas e coordenadas globalmente por parte das transnacionais.Downloads
Published
Issue
Section
License
The Revista de Economia Contemporânea (Journal of Contemporary Economics) adopted the Creative Commons license attribution-type BY-NC until April/2015. The license attribution-type BY has been adopted ever since.
Ownership of copyrights belongs to the IE-UFRJ (Instituto de Economia da UFRJ), which will not pay copyrights for published works. In accordance with current copyright regulation and the type of copyright license adopted (CC-BY), article full or partial reproduction and release are allowed provided that the citation source is disclosed. In case this copyright rule is not obliged, a written warning will be issued by the publisher to the person who has disregarded this regulation.