DRIVERS OF SCIENTIFIC-TECHNOLOGICAL PRODUCTION IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION AND RESEARCH INSTITUTIONS // CONDICIONANTES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA BRASILEIRAS
Palabras clave:
scientific and technological production, higher education institutions, knowledge production function, negative binomial model, Brazil // produção científica e tecnológica, ensino superior, função de produção de conhecimento, binomial negativo, BrasilResumen
Abstract: This article estimates a knowledge production function for Brazilian universities, relating their inputs of scientific activity, such as the total of academic and administrative personnel and investments in scientific research, among others, to their outputs, such as the number of publications and patents. The article applies econometric models for count data, such as the Negative Binomial, for the 2003-2011 period. The overall results show that the main determinants of Brazilian scientific and technological production are the size of the university, its nature (whether public or private), the ratio of teaching staff and graduate students, and total investments in research and research support.
=============
Resumo: Este artigo estima uma função de produção de conhecimento para as universidades brasileiras, relacionando insumos da atividade científica, como o total de pessoal acadêmico e administrativo e os investimentos recebidos para o fomento de pesquisa científica, entre outros, ao seu produto, que são as publicações científicas produzidas nessas instituições e as patentes depositadas por elas. Considerando o período de 2003 a 2011, o artigo usa modelos econométricos para dados de contagem, como binomial negativo. A principal contribuição deste estudo é a avaliação dos condicionantes da produção do conhecimento básico e aplicado nos institutos de ensino superior do Brasil. Os resultados mostram que os principais determinantes da produção científica e tecnológica brasileira são: o tamanho da universidade, sua natureza (se pública ou privada), a proporção de professores e estudantes de pós-graduação e investimentos totais e de apoio à pesquisa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todo el contenido se publica bajo una licencia Creative Commons CC-BY, salvo que se indique lo contrario.