A Universidade Necessária: o compromisso civilizatório de Darcy Ribeiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v2i1p97-119

Palavras-chave:

Dependência, Desenvolvimento, Intelectuais

Resumo

Este artigo analisa o pensamento-ação de Darcy Ribeiro e como seus fazimentos influenciaram a educação superior brasileira. Com uma intensa participação política, nos anos 1960 criou a Universidade de Brasília (UnB) e, posteriormente, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) já nos anos 1990. Por fim, o presente estudo afirma a importância do pensamento humanista e das ações do intelectual Darcy Ribeiro para a universidade no Brasil e na America Latina, inspirado na diversificação dos povos e no reconhecimento do que chamou “processo civilizatório”, para a construção da Universidade Necessária.

Palavras-chaves: Darcy Ribeiro. Universidade Necessária. Processo Civilizatório.

 

Biografia do Autor

Lia Ciomar Faria, Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd).

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008), doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989), bacharel e licenciada em História (UFRJ/1971) e graduada em jornalismo (UFRJ/1967). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd). Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ. Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense. É autora e/ou organizadora dos livros: Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. (Quartet - 2011); Ideologia e Utopia nos anos 60: um olhar feminino. (EdUerj - 1997); CIEP: a utopia possível. (Livros do Tatu - 1991), dentre outros. 

Carla Zottolo Villanova, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - SME - RJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Mestre em Educação (PROPed/UERJ), Licenciada em Pedagogia (UERJ), Bacharelado em Administração (UCL). Concluiu em sua trajetória acadêmica quatro pós-graduações (Lato Sensu) nas áreas de Filosofia e Educação. Possui experiência no magistério como Professora de Ensino Superior (Graduação e Pós-graduação/Lato Sensu), ministrando disciplinas relacionadas às áreas de História da Educação, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Experiência de 22 anos na Educação Básica como professora e Orientadora Educacional. Como pesquisadora possui artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de Filosofia e Educação, bem como, apresentações de trabalhos científicos na América Latina e na Europa e trabalhos completos em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais. A Tese de Doutorado (2012) foi aprovada com louvor e indicada para publicação. Atualmente é Orientadora Educacional (concursada - 15 anos) da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Silvio Claudio Souza, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC - RJ

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Mestre em Educação (PROPed/UERJ), Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UERJ), Bacharelado em Filosofia (UFRJ), Licenciado em Pedagogia (UERJ), Bacharelados em Comércio Exterior (FIAA) e Administração de Empresas (FIAA). Concluiu em sua trajetória acadêmica oito pós-graduações nas áreas de Filosofia, Administração e Educação. Possui experiência no magistério como Professor de Ensino Superior (Graduação e Pós-graduação/Lato Sensu), com vinte e cinco anos em sala de aula, ministrando disciplinas relacionadas às áreas de Filosofia, Pedagogia e Administração; Professor de Filosofia e Sociologia com quinze anos em sala de aula (Ensino Médio e Fundamental) e Pedagogo exercendo nos últimos anos as funções de Supervisor Educacional e Orientador Educacional na Educação Básica. Como pesquisador possui artigos, livros e capítulos de livros publicados nas áreas de Filosofia e Educação, bem como, apresentações de trabalhos científicos na América Latina e na Europa; trabalhos completos em Congressos Nacionais e Internacionais. A Tese de Doutorado (2012) orientada pelo Prof. Dr. Pablo Gentili e co-orientada Pela Profa. Drª. Lia Faria, foi aprovada com louvor e indicada para publicação. Atualmente é Professor de Filosofia e Sociologia(concursado) da Secretaria Estadual de Educação (RJ) e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Ideário Republicano e Educação Fluminense (UERJ/Proped-CNPQ). 

Referências

CABRITO, Belmiro Gil. Globalização e mudanças recentes no ensino superior na Europa: O processo de Bolonha entre as promessas e as realidades. In: MANCEBO, Daise (Org.) Reformas da Educação Superior: cenários passados e contradições do presente. São Paulo: Xamã, 2009.

GALEANO, Eduardo. As palavras andantes. Porto Alegre: L&PM, 2007.

GENTILI, Pablo. La Reforma universitaria: desafios y perspectivas noventa años después. Buenos Aires: CLACSO, 2008.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário de Filosofia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1996.

LEHER, Roberto. Reforma universitária de Córdoba, noventa anos: um acontecimento fundacional para a universidade latinoamericana. In: GENTILI, Pablo (org) La reforma universitária. Buenos Aires. CLACSO, 2008

MARIÁTEGUI. José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular; CLACSO, 2008.

MARINI, Ruy Mauro. América Latina, dependencia y globalización. Buenos Aires, Prometeo, 2007.

RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização: Processo de Formação e Causas do Desenvolvimento Cultural Desigual dos Povos Americanos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

________. UnB: Invenção e descaminho. Rio de Janeiro: Avenir, 1978.

________. O dilema da América Latina: estruturas de poder e forças insurgentes. Petrópolis: Vozes, 1979.

________. Universidade pra quê? Brasília: Editora da UNB, 1985.

________. América Latina: a pátria grande. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

________. O processo Civilizatório: Etapas da Evolução Sócio-Cultural. Petrópolis: Vozes, 1987.

________. A Universidade Necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

________. Salvemos a Nação Brasileira, Entrevista/Notas e Plano Orientador da UENF. Carta 1, Brasília, n. 10, 1994.

________. O Brasil como Problema. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

________. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

________. Encontros: Entrevista - Darcy Ribeiro. (Guilherme Zarvos). Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

________. Testemunho. Rio de Janeiro: Apicuri; Brasília, DF: UnB. 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Artigos