Provocações de Darcy Ribeiro para economistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v2i1p60-80

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, Formação econômico-social brasileira, questão racial

Resumo

O presente artigo busca apresentar a análise de Darcy Ribeiro como um intérprete do Brasil a partir de suas contribuições para a questão da formação econômico-social brasileira, de maneira a analisar como estas contribuições podem auxiliar no entendimento de economistas sobre a história econômica do Brasil e suas análises sobre a realidade econômica e social brasileira. Considera-se que nos debates tradicionais sobre formação econômico-social brasileira algumas questões, como a questão racial, não são abordadas com profundidade e não são articuladas como elementos importantes para a compreensão da formação econômico-social brasileira e que é importante que economistas tragam esta questão para a centralidade de suas análises, como Darcy Ribeiro fez.

Biografia do Autor

Carla Curty, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Professora Adjunta

Professora Adjunta do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Marxistas (Lema/UFRJ/UFRRJ) e do Coletivo Marxista da Rural (MAR/UFRRJ). Pesquisa nas áreas de História do Pensamento Econômico, Crítica da Economia Política e História do Pensamento Econômico e Social Brasileiro e Latino-Americano.

Wilson Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Professor Adjunto

Professor Adjunto do Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) da UFRJ, Vice-Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC) da UFRJ.

Maria Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Professora Associada

Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA).

Referências

ARANTES, Paulo; ARANTES Otília. Sentido de Formação: três estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lucio Costa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento; VILLARINO, Leandro Vizin. O conceito de formação em tempos críticos: esboço de reflexão. 2016, Anais. São Paulo: ANPOCS, 2016. Acesso em: 30 jul. 2022.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BORJA, Bruno. A história econômica do Brasil em controvérsia: Roberto Simonsen, Caio Prado Jr. e Celso Furtado. In: MALTA, Maria; LEÓN, Jaime; CURTY, Carla; BORJA, Bruno (orgs.). Controvérsias do pensamento econômico brasileiro: história, desenvolvimento e revolução. Rio de Janeiro: Mórula, 2022.

CANDIDO, Antônio, O significado de Raízes do Brasil. In: BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016 [1967]

FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil: aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira. São Paulo: Global, 1960 (2008).

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Editora Contracorrente, 1964 (2021).

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1968 (1981).

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1972 (1973).

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 1975 (2011).

FERNANDES, Florestan. Poder e contrapoder na América Latina. São Paulo: Expressão Popular, 1981 (2015).

FREITAS FILHO, Almir Pita. A historiografia sobre a formação econômica do Brasil e a problemática do modo de produção escravista colonial: notas de aula. Texto Didático nº 35, IE-UFRJ, fev. 1988.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 51ª ed. rev. São Paulo: Global, 2006 (1933).

FURTADO, Celso. Economia Colonial no Brasil nos Séculos XVI e XVII. São Paulo: HUCITEC, ABPHE, 2001 (Tese de Doutorado, 1948).

FURTADO, Celso. Características Gerais da Economia Brasileira. Revista Brasileira de Economia, ano 4, n. 1, p. 7-36, mar. 1950.

FURTADO, Celso. A Economia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1954.

FURTADO, Celso. Uma Economia Dependente. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1956.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 34. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 (1959).

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções, diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, p. 75-93, 2020 (1981).

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções, diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, p. 129-150, 2020 (1988).

LOWY, Michael. Ideologias e Ciência Social. São Paulo: Editora Cortez, 2003

LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020 (1959).

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019 (1988).

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020 (1994).

MOURA, Clóvis. O negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Editora Dandara, 2021 (1995).

PAIXÃO, Marcelo. A lenda da modernidade encantada: por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre relações raciais e projeto de Estado-Nação. Curitiba: CRV, 2014.

PINHEIRO, Filipe Leite. Revisitando as Origens da Controvérsia da Revolução Brasileira: um Debate entre Octávio Brandão, Mario Pedrosa e Lívio Xavier. In: MALTA, Maria; LEÓN, Jaime; CURTY, Carla; BORJA, Bruno (orgs.). Controvérsias do pensamento econômico brasileiro: história, desenvolvimento e revolução. Rio de Janeiro: Mórula, 2022.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 (1942).

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório. Etapas da evolução sociocultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1968.

RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização. Processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970(a).

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970(b).

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros. 1 Teoria do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

RIBEIRO, Darcy. Configurações histórico-culturais dos Povos Americanos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

RIBEIRO, Darcy. O dilema da América Latina. Estruturas de poder e forças insurgentes Petrópolis: Vozes 1978.

RIBEIRO, Darcy. América Latina. Pátria Grande. Rio de Janeiro: Guanabara, 1985.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Global, 1995.

RICUPERO, Bernardo. Caio Prado Júnior e a nacionalização do marxismo no Brasil. São Paulo: Departamento de Ciência Política da USP; FAPESP; Editora 34, 2000.

RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2011.

RODRIGUES, Nina. Os Africanos no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1931.

TEIXEIRA, Aloísio. Raízes do Brasil: o lado oposto e os outros lados. Revista Tempo Brasileiro, n. 149. Repensando o Brasil com Sérgio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, p. 55-73, 2002.

THEODORO, Mário. A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Artigos