Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34249

Resumo

A imagem da capa é resultado dos ensaios fotográficos que tiveram como tema “Espelho, voz e potência”, realizados pelo projeto “Espaço Seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do machismo e do racismo”, executado pela Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Os ensaios fotográficos tiveram como intuito enaltecer a beleza negra, proporcionar cuidado e empoderamento de si e de suas potências. A atividade também teve como objetivo fortalecer o pertencimento do povo negro na expressão de sua cidadania na relação com o ensino superior, a importância da diversidade neste espaço e ressaltar a função social da universidade pública brasileira.

Palavras-chave: Fotografia, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.

Abstract

The cover image is the result of photo essays, which theme was “Mirror, voice and power”, carried out in the project “Secure Space: welcoming and combat strategies to the daily violence of sexism and racism”, executed by the Occupational Therapy in a brazilian public university. The photo essays aimed to enhance the black beauty, care and empowerment of yourself and your potencies. The activity’s purpose was also reinforcing the black people's sense of belonging in the expression of their citizenship in relation to higher education, the importance of diversity in this space and to highlight the social function of the brazilian public university.

Keywords: Photograph, Racism, Sexism, Occupational therapy.

Resumen

La imagen de portada es el resultado de ensayos fotográficos, cuyo tema fue "Espejo, voz y poder", realizado en el proyecto "Espacio Seguro: estrategias de acogida y afrontamiento a la violencia cotidiana del machismo y el racismo", realizado por la Terapia Ocupacional de un universidad pública brasileña. Los ensayos fotográficos tenían la intención de ensalzar la belleza negra, proporcionar cuidado, cuidado y empoderamiento de ellos mismos y sus poderes. El propósito de la actividad de fortalecer la pertenencia de los negros en la expresión de su ciudadanía en relación con la educación superior, la importancia de la diversidad en este espacio y resaltar la función social de la universidad pública brasileña.

Palabras clave: Fotografía, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.

Biografia do Autor

Alice Fernandes de Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 

Dandara Pereira Sousa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Lucas Chave Varela, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduando em Ciências Socias na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos

Profª Drª do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos

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https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf1727

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Publicado

03-11-2020

Edição

Seção

Imagens para Capa da Revista